O que é preciso para fazer Dual Channel?
Índice
- O que é preciso para fazer Dual Channel?
- Como funciona o sistema Dual Channel?
- Quais as vantagens de usar o Dual Channel?
- Qual o objetivo da tecnologia Dual Channel como funciona?
- Como ativar Dual-channel memória RAM?
- O que eu preciso saber para comprar uma memória RAM?
- Tem como fazer Dual-channel com memórias diferentes?
- Como ativar a memória RAM na BIOS?
- É possível fazer Dual-channel com memórias de marcas diferentes?
- Qual é a melhor memória RAM?
O que é preciso para fazer Dual Channel?
As memórias precisam trabalhar em “duplas” para poder utilizar a tecnologia Dual Channel (duplo canal), ou seja, é necessário instalar dois pentes de memória na placa-mãe. Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente.
Como funciona o sistema Dual Channel?
O dual-channel funciona a partir do uso de duas memórias de mesma capacidade. Isso vai permitir não apenas dobrar a quantidade de RAM disponível, mas também duplicar o fluxo de transmissão das informações, o que diminui o tempo necessário para realizar determinadas operações.
Quais as vantagens de usar o Dual Channel?
A tecnologia Dual Channel permite ao chipset (controladora) ou ao processador, efetuar uma comunicação simultânea com dois canais de memória. Assim, as memórias operam simultaneamente fornecendo o dobro da largura de dados em seu barramento.
Qual o objetivo da tecnologia Dual Channel como funciona?
Dual Channel: A tecnologia Dual Channel foi desenvolvida para acompanhar a velocidade dos processadores. Consiste em utilizar dois pentes de mesmo tamanho, frequência e temporizações, assim, o processador efetua a comunicação com os dois canais de memória ao mesmo tempo, dobrando a largura de dados do barramento.
Como ativar Dual-channel memória RAM?
Não tem que ativar nada, só colocar o outro pente. De preferência pegue um pente idêntico pra evitar problemas de compatibilidade. Se for uma placa-mãe com 4 slots, use slots alternados (1 e 3 ou 2 e 4).
O que eu preciso saber para comprar uma memória RAM?
Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.
Tem como fazer Dual-channel com memórias diferentes?
Então, sim, duas memórias de marcas diferentes podem ser usadas na mesma máquina da mesma forma que o processador, a placa mãe e a memória de um mesmo computador podem ser de fabricantes diferentes.
Como ativar a memória RAM na BIOS?
Entra na BIOS do computador. Para fazer isso é só reiniciar o PC e apertar repetidamente a tecla delete. Certifique-se que seu perfil XMP ou AMP esteja selecionado e então mude a frequência da memória para uma que seja maior do que a frequência do estoque de memória que vem selecionada já do fabricante.
É possível fazer Dual-channel com memórias de marcas diferentes?
Então, sim, duas memórias de marcas diferentes podem ser usadas na mesma máquina da mesma forma que o processador, a placa mãe e a memória de um mesmo computador podem ser de fabricantes diferentes.
Qual é a melhor memória RAM?
De acordo com Iuri Santos, os Intel Core de sexta e sétima gerações devem permitir até 2.400 MHz, mesmo em dual-channel, enquanto modelos de oitava e nona vão até os 2.666 MHz. As CPUs mais recentes, de décima geração, permitem até 2.933 MHz de frequência, mas, dependendo da placa-mãe utilizada, esse número pode subir.