O que é telemedicina e como funciona?
Índice
- O que é telemedicina e como funciona?
- Como é feita a telemedicina?
- Quais as vantagens da telemedicina?
- O que é permitido na telemedicina?
- O que é preciso para telemedicina?
- Como oferecer telemedicina?
- Como funciona a telemedicina?
- Como faz o exame de telemedicina?
- Qual o avanço da telemedicina?
- Qual o prazo para a liberação da telemedicina?
O que é telemedicina e como funciona?
A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.
Como é feita a telemedicina?
A telemedicina é um serviço de assistência de saúde à distância, feito de forma virtual, por meio da câmera e do microfone de um computador ou do telefone celular. O atendimento médico é feito sem a presença do paciente em consultório.
Quais as vantagens da telemedicina?
As principais vantagens da telemedicina
- Otimização do tempo. Os dados do paciente e os resultados de seus exames ficam disponíveis na web, protegidos para que apenas os profissionais e o paciente possam visualizá-los. ...
- Aumento da capacidade de serviços. ...
- Maior segurança. ...
- Custos menores. ...
- Maior rapidez no tratamento.
O que é permitido na telemedicina?
A telemedicina só é liberada se o médico utilizar a assinatura digital em todo o atendimento clínico. Para isso, é necessário adquirir um e-CPF e contar com um prontuário eletrônico capaz de emitir a assinatura digital, atendendo as certificações de segurança NGS-2 da SBIS-CFM.
O que é preciso para telemedicina?
Para implementar telemedicina é necessário integrar os equipamentos médicos e computadores que realizam os exames ao novo sistema. Grande parte dos equipamentos atuais já possui sistema digital e com conexão à internet, por isso são facilmente interligados à plataforma de laudos online.
Como oferecer telemedicina?
Utilize uma plataforma de Telemedicina confiável Manter a confidencialidade e preservar os dados armazenados no momento da consulta é uma das maiores preocupações da comunidade médica. Sendo assim, é básico contar com uma plataforma que garanta a segurança das informações.
Como funciona a telemedicina?
Após entender o que é e como funciona a telemedicina, fica até difícil mensurar todas as contribuições da tecnologia para o avanço da atenção à saúde em nosso país. Ela tornou possível a transmissão e o compartilhamento de informações médicas a quaisquer distâncias, com segurança e melhorias também na qualidade do atendimento.
Como faz o exame de telemedicina?
Assim que interpreta os dados, ele produz um laudo com as suas conclusões e o assina digitalmente. O documento fica disponível na plataforma de telemedicina, que pode ser acessada por funcionários da unidade de saúde que realizou o exame e até por pacientes, mediante login e senha.
Qual o avanço da telemedicina?
Seja no Brasil ou no mundo, a telemedicina é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes. Esse avanço é possível graças à aplicação de tecnologias modernas, como a Internet, sistemas de áudio, imagem e vídeo.
Qual o prazo para a liberação da telemedicina?
Desde então, ressaltou que a decisão era válida em caráter excepcional e enquanto durar o combate à covid-19. Em ofício enviado ao Ministério da Saúde no dia 19 de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia dado aval médico para a liberação da telemedicina no País.