Como funciona a utilização da moeda palma?

Índice

Como funciona a utilização da moeda palma?

Como funciona a utilização da moeda palma?

A moeda social Palma na prática A Palma, bem como todas as outras moedas sociais do país, por exigência do Banco Central, é lastreada em reais. Isso significa que uma Palma é equivalente a um Real e que o Banco Palmas tem, sob sua guarda, valor equivalente em reais ao que circula em Palma.

Que benefícios a moeda social gera?

Moeda social é a moeda alternativa a moeda oficial da região, utilizada por um certo grupo. Sua finalidade se destina a transações econômicas com um determinado fim. Seu objetivo é gerar riqueza na determinada comunidade, já que é uma moeda local.

O que é uma moeda social e onde é encontrada?

As moedas sociais são circulantes locais criados pelos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) e estão restritos a um determinado território de atuação. O intuito do uso de um circulante local é incentivar a manutenção da circulação dos recursos no local.

Por que é importante possuir uma moeda social dentro de um país como o Brasil?

Hoje, as moedas sociais cumprem um papel fundamental no desenvolvimento de comunidades no Brasil e no mundo. Ao contrário da moeda oficial, a moeda social permite a criação de um mercado complementar e oferece a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um circuito fechado e local.

Quem utiliza dinheiro social no mundo?

O Brasil não é o único país com moedas sociais. Há comunidades em países como Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, França, Estados Unidos e Alemanha que também têm moedas complementares.

Quais as vantagens e desvantagens da economia solidária?

Vantagens e desvantagens da economia solidária Não há relação patrão-empregado. Preservação dos valores culturais, de solidariedade, cooperação, direitos humanos e democracia, visto que é a população que faz funcionar. Inclusão social.

Quantas moedas sociais existem no mundo?

Depois de anos circulando de mão em mão na forma de papel-moeda, as moedas sociais ganharam versão eletrônica: o E-DINHEIRO, uma plataforma de pagamento tradicional, como a dos bancos oficiais. Hoje 117 moedas sociais coexistem, numa boa, com o Real.

Onde circulam as moedas sociais?

Onde circulam São favelas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e vilas de pescadores ou áreas rurais marcadas pela ausência do Estado e pela inexistência de bancos tradicionais. Estima-se que entre 20 as transações com as moedas sociais somaram R$ 42 milhões.

Qual a finalidade da moeda social?

Seu objetivo é gerar riqueza na determinada comunidade, já que é uma moeda local. A moeda social age como uma moeda complementar a moeda nacional, porém não a substitui. As moedas sociais costumam surgir em comunidades pequenas com o objetivo de fazer com que o dinheiro circule pela própria comunidade.

Quais são as transações com as moedas sociais?

São favelas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e vilas de pescadores ou áreas rurais marcadas pela ausência do Estado e pela inexistência de bancos tradicionais. Estima-se que entre 20 as transações com as moedas sociais somaram R$ 42 milhões.

Qual a denominação de uma moeda?

Uma moeda é uma denominação monetária, como o dólar, euro ou libra, a qual é aceite como pagamento numa determinada área ou entre um grupo específico de pessoas. Com o declínio da cunhagem de ouro, a moeda em si não tem valor real mas sim de gerar valor através da sua aceitação geral.

Qual é a única moeda que circula no Brasil?

Não, o Real não é a única moeda que circula no Brasil. Dentre as 117 moedas alternativas existentes hoje no país, tem-se a Palma. Ela foi a primeira moeda social, criada pela própria comunidade do Conjunto Palmeiras, localizado no sul de Fortaleza, Ceará, em 1998.

Postagens relacionadas: