O que é vedado ao psicólogo?

Índice

O que é vedado ao psicólogo?

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Quais são os deveres fundamentais do psicólogo?

O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Quem tem direito aos resultados da avaliação psicológica?

Portanto, o cidadão, submetido a qualquer avaliação psicológica, tem direito a receber informações quanto ao resultado desse processo. ... Já em relação a outros profissionais, o psicólogo deve compartilhar somente as informações relevantes, resguardando o caráter confidencial e preservando o sigilo.

Em quais casos o Psicólogo pode quebrar o sigilo?

Quando o psicólogo pode compartilhar informações sem o consentimento do paciente?

  • Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros.
  • Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes.

Porque Psicólogo não pode fazer propaganda?

O artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo veda ao psicólogo: a) Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda; ... O profissional não pode assegurar um prazo ou dar certeza quanto à solução do problema do paciente, já que dentro da Psicologia não há como garantir a efetividade do trabalho.

Por que o psicólogo não pode atender conhecidos?

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional. ... E por parte do Psicólogo, também pode haver pré-concepções sobre o paciente (pois estes já se conhecem), que poderão afetar o processo.

Quem o psicólogo pode atender?

O psicólogo pode atender os parentes e amigos do paciente sim! Porém, se isso causa algum desconforto em você, como paciente, converse com o psicólogo e vocês verão o que é melhor a se fazer. ALMEIDA, Bruno.

São deveres fundamentais dos psicólogos assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja?

São deveres fundamentais do Psicólogo:

  • assumir responsabilidade somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoalmente e tecnicamente;
  • prestar serviços profissionais em situação de calamidade pública ou de emergência, sem visar a quaisquer benefícios pessoais;

São deveres fundamentais do psicólogo conhecer divulgar cumprir e fazer cumprir este código?

Das responsabilidades do psicólogo presentes no Código de Ética, o primeiro artigo na alínea (a) refere que “São deveres fundamentais do psicólogo, conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código”, portanto é preciso conhecer as normas que regulamentam a profissão.

Qual é a prestação de serviço?

A prestação de serviço consiste em uma atividade de natureza econômica, mas que não ostenta, de fato, um resultado tangível por um produto. É uma espécie de aluguel da mão de obra de um profissional capacitado no nível físico ou intelectual, para que execute uma determinada tarefa que a ele foi incumbida.

Como a PJ é considerada um prestador de serviços?

O principal intuito é descentralizar as atividades em uma única pessoa. Logo, a PJ é considerada um prestador de serviços.

Por que contratar funcionários por meio do regime de prestação de serviços?

A contratação de funcionários por meio do regime de prestação de serviços estabelece que uma pessoa jurídica será a responsável por desempenhar várias tarefas, de maneira consentida, mas de modo eventual. Isso significa que não há permanência e constância nesse tipo de contrato.

Qual o mercado de prestação de serviços?

O mercado de prestação de serviços é bastante abrangente e oferece inúmeras possibilidades. Todos os dias, consumimos serviços essenciais disponibilizados por empresas específicas, como energia, água, internet, transporte público, televisão etc. Confira mais alguns exemplos nesse sentido:

Postagens relacionadas: