Como funciona o processo de deglutição?

Índice

Como funciona o processo de deglutição?

Como funciona o processo de deglutição?

Por meio da deglutição, o bolo alimentar que estava na boca chega ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Na entrada da laringe há uma válvula de cartilagem, chamada epiglote, cuja função é controlar a passagem do bolo alimentar para o esôfago e evitar que o alimento entre no sistema respiratório.

Quais etapas da deglutição?

A deglutição é dividida em 3 fases: oral, faríngea e esofágica.

O que é movimento de deglutição?

substantivo feminino Processo que conduz alimentos, saliva e líquidos, da boca ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Movimento que resulta desse processo. Ação ou efeito de deglutir, de ingerir, de engolir.

Quais os músculos que fazem a deglutição?

As paredes da faringe são constituídas de três músculos que estão envolvidos no ato da deglutição. Estes músculos são os constritores da faringe superior, médio e inferior. Estas fibras musculares estriadas originam-se na rafe mediana no meio da parede posterior da faringe.

O que é deglutição e onde ocorre?

O termo deglutição é sinónimo da ação que, vulgarmente, é designada por engolir. Consiste na passagem de líquidos e alimentos, transformados mecânica e quimicamente na boca, sob a forma de bolo alimentar, da boca para a faringe e desta para o esófago, que o liberta no estômago.

Como funciona a epiglote durante o processo de alimentação?

Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região. Como a entrada da traqueia está tampada, o alimento só possui um caminho a seguir: o esôfago.

Quais os três estágios da deglutição e as estruturas envolvidas?

1- fase preparatória, 2- fase oral, 3- fase faríngea e 4- fase esofágica. Considera-se a fase faríngea a mais complexa da deglutição, devido ao grande número de estruturas atuantes e da necessária coordenação temporal entre as funções, respiratória e digestória.

Quais os nervos que participam do processo de deglutição?

Os pares de nervos cranianos V, VII, IX, X, XI e XII são essenciais e permitem que a mastigação e a deglutição sejam realizadas adequadamente(7,27-30). O comprometimento do X par (vago) pode afetar a aferência das mucosas do véu palatino, laringofaringe, epiglote e da parte posterior da língua.

O que são movimentos peristálticos?

Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.

Quais estruturas são importantes para a deglutição e como ela ocorre?

Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada. Essa sucessão de eventos é controlada pelo sistema nervoso.

Como consiste a deglutição?

A deglutição consiste em uma sequência reflexa de contrações musculares que propelem o alimento desde a cavidade bucal até o estômago.

Quem é responsável pela deglutição?

Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada. Essa sucessão de eventos é controlada pelo sistema nervoso.

Qual é o reflexo da deglutição?

A deglutição é basicamente um reflexo involuntário; não se pode engolir a menos que haja saliva ou alguma substância para ser engolida. Inicialmente, a comida é movida voluntariamente para a parte posterior da cavidade oral, mas quando a comida chega à parte de trás da boca, o reflexo de engolir assume o controle e não pode ser retraído.

Quais são as fases da deglutição?

Os músculos da língua, faringe e esôfago estão envolvidos no processo de deglutição, que é dividido em três fases: fase oral, fase faríngea e fase esofágica. Os nervos cranianos também desempenham muitos papéis importantes nessas fases. A fase oral é geralmente uma fase voluntária, o que significa que muitas vezes é feito conscientemente pelo ...

Postagens relacionadas: