O que é o Conselho Estadual de Educação?

Índice

O que é o Conselho Estadual de Educação?

O que é o Conselho Estadual de Educação?

Órgãos estaduais responsáveis pela definição de normas que devem ser seguidas na área educacional. Essas normas devem seguir as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Como é formado o Conselho Estadual de Educação?

Em São Paulo, são 24 indicados, escolhidos livremente pelo governador. No Tocantins, a legislação prevê que o Conselho Estadual deve ter 11 membros divididos entre representantes do ensino particular, dos pais de alunos, das universidades, do Sindicato dos Professores, da OAB e do Poder Legislativo.

Quem faz parte do Conselho Estadual de Educação?

Composição do Conselho Estadual de Educação
#CONSELHEIRO (A)
1BRANDINA FÁTIMA MENDONÇA DE CASTRO ANDRADE Representante dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
2EDUARDO MENDES REED Instituições Privadas de Ensino
3EDUARDO VIEIRA MESQUITA – Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)

Qual o papel do Conselho Estadual?

Os conselhos estaduais, tal como os municipais, têm a finalidade de deliberar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social e seu funcionamento; convocar e encaminhar as deliberações das conferências de assistência social; apreciar e aprovar o Plano de Ação da Assistência Social do seu âmbito de atuação; ...

Qual o papel do Conselho de Educação?

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento ...

Quando foi criado o Conselho Estadual de Educação?

Jorgelito Cals de Oliveira, teve início em 1948, com a promulgação da Lei nº 463/48, publicada em 21 de Janeiro de 1949. Por força desta Lei, foi organizado o Conselho Estadual de Educação como órgão técnico e consultivo para exame, planejamento e solução das questões inerentes à educação e cultura.

Qual é a função do Conselho Estadual de Educação?

O Conselho Estadual de Educação - CEE, órgão de deliberação coletiva do sistema estadual de ensino, de natureza participativa e representativa, exerce funções de caráter normativo, consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Secretário de Estado da Educação nas questões que lhe são pertinentes.

Quem é o presidente do Conselho Estadual de Educação?

Edgar Linhares Lima Edgar Linhares Lima. É natural Santa Quitéria (CE). É formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem especialização em planejamento educacional.

Qual o conselho regional da Educação?

Conselho Nacional de Educação – CNE.

O que faz o CEAS?

CEAS- Centro de Estudos e Ação Social Em regiões mais carentes, como o norte e nordeste brasileiro, a ONG atua com a possibilidade de superação da miséria bem como a possibilidade de inclusão num contexto social, tendo como protagonista dessa ação o fortalecimento da autonomia.

Qual é a legislação vigente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo?

Neste campo é possível pesquisar, por assuntos, a Legislação vigente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo para o Sistema Estadual de Ensino, contemplando a Educação Básica e a Educação Superior.

Como são os conselhos estaduais da Educação?

“Essas pessoas devem ser indicadas por instituições específicas, como a União Nacional dos Estudantes. No nosso estado, os mandatos são de dois anos. Mas isso também muda conforme a localidade do país”, explica Arantes. Os Conselhos Estaduais foram instituídos a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961.

Quais são os conselhos municipais de Educação?

Com funções que vão da autorização de funcionamento de instituições escolares até colaboração na elaboração de políticas públicas, os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação podem parecer uma instância na burocracia da gestão escolar. Mas eles são articuladores da sociedade com o poder público.

Quais são os membros do Conselho Estadual?

Em São Paulo, são 24 indicados, escolhidos livremente pelo governador. No Tocantins, a legislação prevê que o Conselho Estadual deve ter 11 membros divididos entre representantes do ensino particular, dos pais de alunos, das universidades, do Sindicato dos Professores, da OAB e do Poder Legislativo.

Postagens relacionadas: