Quem tem direito a Rede Cegonha?

Índice

Quem tem direito a Rede Cegonha?

Quem tem direito a Rede Cegonha?

Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.

Quais os 4 componentes da Rede Cegonha?

A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.

Qual o Papel da atenção Básica na Rede Cegonha?

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O que prioriza a Rede Cegonha?

A rede prioriza o acesso ao pré-natal de qualidade, a garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, a vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, segurança na atenção ao parto e nascimento, atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e ...

Qual o Público-alvo da Rede Cegonha?

Público-alvo: mulheres que tiveram parto pelo SUS.

Quais as principais características da rede cegonha?

A Portaria Nº 4.459 de junho de 2011 institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha. Algumas de suas características são: o respeito à diversidade cultural, étnica e racial, a participação e mobilização social e a promoção da saúde e da equidade.

Quais programas se encontram envolvidos com a Rede Cegonha?

Pré-natal; Puerpério e atenção integral à saúde da criança; Sistema logístico, transporte sanitário e regulação.

Como participar do Projeto Cegonha Carioca?

A gestante deve estar fazendo Pré-natal em uma unidade primária de saúde e ter sido cadastrada no Programa Cegonha Carioca.

O que é Rede Cegonha quando foi criada e qual lei a normatiza?

Em 2011, o MS lançou a Rede Cegonha (RC), normatizada pela Portaria nº 1.459, com o objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da atenção pré-natal, a assistência ao parto e ao puerpério e a assistência à criança com até 24 meses de vida (BRASIL, 2011e).

Posso aderir à Rede Cegonha?

Os Municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e nascimento, incluídos os exames especializados na gestação, poderão aderir a Rede Cegonha no componente PRÉ-NATAL desde que programados e pactuados nos Colegiados de Gestão Regional (CGR).

Quais são os objetivos da Rede Cegonha?

VII – a compatibilização com as atividades das redes de atenção à saúde materna e infantil em desenvolvimento nos Estados. São objetivos da Rede Cegonha:

Quais os princípios da Rede Cegonha?

A Rede Cegonha tem como princípios: I -o respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos; II – o respeito à diversidade cultural, étnica e racial;

Quais são os pontos fortes da Rede Cegonha?

Na sequencia, foram realizadas análises do referencial teórico da OMS e da OPAS e a sua aplicação na Rede Cegonha, assim como o processo de implantação dessa Rede no decorrer de dois anos de existência. Por fim, foram analisados os pontos fortes, os frágeis, as oportunidades e as ameaças desta rede.

Postagens relacionadas: