Como funciona um conversor catalítico?
Índice
- Como funciona um conversor catalítico?
- Qual a função do conversor catalítico?
- Quais são as características em comum dos catalisadores e como funciona um conversor catalítico?
- Qual a função de um conversor catalítico ou catalisador?
- Quais são os gases menos nocivos que são liberados a partir dos conversores catalíticos?
- O que é colocado para que haja reação química e transformação dos gases do motor?
- O que é uma ação catalítica?
- Qual é a forma tradicional de se dividir a catálise?
- Qual a função de um catalisador no processo de reação?
- Qual o uso correto do conversor catalítico?
- Quais são os conversores catalíticos em motores diesel?
- Como funciona o outro catalisador?
- Quais são os tipos de catálise?
Como funciona um conversor catalítico?
Um conversor catalítico é um suporte do carro que, por meio de catálise heterogênea, transforma gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos. ... A combustão completa desses dois combustíveis gera dióxido de carbono (CO 2(g)) e água (H 2O).
Qual a função do conversor catalítico?
Um conversor catalítico consiste num dispositivo instalado na primeira parte do sistema de exaustão de um veículo que contém um catalisador que tem como função eliminar os principais gases poluentes produzidos pelo motor do veículo.
Quais são as características em comum dos catalisadores e como funciona um conversor catalítico?
O conversor catalítico, esquematizado na figura abaixo, é constituído de um núcleo metálico ou cerâmico, repleto de catalisadores químicos, que se conecta às tubulações de escape do automóvel. Ele recebe os gases carregados de poluentes e descarrega emissões “tratadas”, com níveis reduzidos de substâncias tóxicas.
Qual a função de um conversor catalítico ou catalisador?
O catalisador ou conversor catalítico é um componente do sistema de exaustão de veículos, formado por um núcleo cerâmico ou metálico que transforma grande parte dos gases tóxicos do motor em gases atóxicos, do ponto de vista humano, através de reações químicas ocorridas dentro deste componente (UMICORE, 2006).
Quais são os gases menos nocivos que são liberados a partir dos conversores catalíticos?
Os conversores catalíticos têm a função de diminuir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, pois convertem os gases mais tóxicos (CO, NO2, NO e CxHy ) em gases menos poluentes (CO2, H2O, O2 e N2).
O que é colocado para que haja reação química e transformação dos gases do motor?
Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. ... Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.
O que é uma ação catalítica?
Catálise, em química, é o aumento da velocidade de uma reação, devido à adição de uma substância (catalisador); sendo assim, a catálise pode ser simplesmente definida como sendo a ação do catalisador.
Qual é a forma tradicional de se dividir a catálise?
Tradicionalmente, existem dois tipos de catálise: a homogênea e a heterogênea. Na catálise homogênea os reagentes, produtos e catalisador estão dispersos em uma única fase, normalmente líquidos.
Qual a função de um catalisador no processo de reação?
Um catalisador é uma substância capaz de acelerar uma reação sem sofrer alteração, isto é, não é consumido durante a reação. ... A reação que ocorre na presença de um catalisador é chamada de catálise.
Qual o uso correto do conversor catalítico?
O uso correto de conversor catalítico ajuda no combate da poluição do ar e protege o veículo, principalmente na durabilidade do módulo de injeção eletrônica e na economia de combustível. Definição. Conversor catalítico (filtro que diminui o escape de gases venenosos dos automóveis).
Quais são os conversores catalíticos em motores diesel?
Conversores catalíticos em motores diesel ajudam a reduzir as emissões de particulados (principalmente fuligem), embora apenas ligeiramente; especificamente, eles lidam com um tipo de particulado conhecido como a fração orgânica solúvel, feita a partir de hidrocarbonetos ligados à fuligem.
Como funciona o outro catalisador?
O outro catalisador funciona por um processo químico oposto chamado oxidação (adição de oxigênio) e transforma o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Outra reação de oxidação transforma hidrocarbonetos não queimados no escapamento em dióxido de carbono e água.
Quais são os tipos de catálise?
A catálise é um processo muito importante para as produções industriais. Conheça um dos tipos de catálise, a autocatálise. A catálise enzimática é muito importante para a manutenção de nossa vida e para a determinação de doenças. Veja como ela ocorre em nosso organismo.