Como funciona o sistema de aterramento elétrico?

Índice

Como funciona o sistema de aterramento elétrico?

Como funciona o sistema de aterramento elétrico?

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Para que serve o aterramento na instalação elétrica?

O Aterramento Eletrônico é um protetor completo de rede elétrica, desenvolvido para garantir proteção e prolongar vida útil dos equipamentos. Protege contra ruídos de rede, eliminando interferências através de seu filtro de linha.

Como que funciona o aterramento?

Como o nome já dá a entender, a prática do aterramento consiste em enviar a eletricidade para a terra de maneira artificial, a fim de que a mesma se dissipe em segurança. Para isso, é preciso que um dos fios do cabo de ligação do sistema esteja conectado à terra – este fio é o famoso fio terra.

O que é um aterramento elétrico funcional?

O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...

Como funciona o aterramento e qual sua utilidade?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Como deve ser o aterramento residencial?

O sistema de aterramento possui basicamente três funções, sendo uma delas fazer a proteção em caso de chuva com fortes descargas atmosféricas, pois o aterramento irá proteger o usuário do equipamento que está em uso, de maneira que seja criado um caminho alternativo para a passagem da corrente elétrica em direção à ...

O que é um aterramento para que serve?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Porque é importante fazer o aterramento?

O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. ... O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).

Para que serve e como funciona o aterramento?

Alguns aparelhos elétricos possuem tomadas com três pinos, um deles é o fase, o outro o neutro e o terceiro, em posição central, é o terra, quando conectado em uma tomada com sistema de aterramento esse pino central é o responsável por dissipar as correntes de fuga do aparelho, protegendo-o.

O que é uma Equipotencialização?

Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis. O objetivo é fazer com que o potencial elétrico em diferentes sistemas, máquinas estruturas, etc. sejam igualados ou equivalentes.

Quando o aterramento elétrico é projetado?

Bom, e em que momento o aterramento elétrico é projetado? O mais provável e indicado é que isso aconteça durante o projeto e a construção. É um assunto que exige planejamento e técnica, então é melhor ser projetado quando a instalação elétrica estiver sendo feita também.

Como funciona o aterramento temporário?

Esse dispositivo é composto por cabos condutores (quatro condutores ligados em estrela), grampos e conectores de aterramento, e bastão de aterramento. O aterramento temporário deve ser instalado após o devido bloqueio e constatação de ausência de tensão do circuito que passará pela manutenção.

Como funciona este esquema de aterramento?

Este esquema possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da fonte, ou seja, os equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da usada para o neutro.

Como se faz a instalação do aterramento?

A norma ABNT NBR 5410, que trata de instalações elétricas residenciais, reforça a importância de se fazer a instalação do aterramento, tanto residencial quanto industrial “todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão”.

Postagens relacionadas: