O que significa detector de radiação?
Índice
- O que significa detector de radiação?
- Como funciona um detector cintilador?
- Quais são os principais componentes de um Tomografo?
- O que é um Curiometro?
- Quais são os tipos de detectores de radiação?
- Qual a eficiência da radiação no detector?
- Qual a diferença entre detector e monitor de radiação?
- Qual a detecção das radiações?
O que significa detector de radiação?
Detectores de radiação são instrumentos sensíveis à radiação ionizante, utilizados para determinar a quantidade de radiação existente em uma região.
Como funciona um detector cintilador?
Um detector a cintilação é constituído geralmente por um material cintilador que está opticamente acoplado diretamente ou via uma guia de onda à uma fotomultiplicadora. Quando a radiação passa pelo cintilador, ela excita os átomos e as moléculas fazendo com que o material cintilador emita luz.
Quais são os principais componentes de um Tomografo?
Os sistemas de Tomografia Computadorizadas são constituídos por 3 componentes principais, os quais são:
- Um software, um sistema operacional e colimadores.
- O tubo de raios-x, um arranjo de detectores e os colimadores.
- O portal (gantry), o computador e o console do operador.
- Um teclado, um mouse e um ou dois monitores.
O que é um Curiometro?
A norma CNEN-NN-3.05: "Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Medicina Nuclear" define o termo curiômetro (calibrador de dose) como o instrumento destinado a medir atividade de radionuclídeos utilizados em Medicina Nuclear.
Quais são os tipos de detectores de radiação?
PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO DOS DETECTORES DE RADIAÇÃO 6.1.1. Detectores de radiação Detector de radiação é um dispositivo que, colocado em um meio onde exista um campo de radiação, seja capaz de indicar a sua presença.
Qual a eficiência da radiação no detector?
O registro de cada radiação no detector representa um sinal, que pode ser um pulso, um buraco, um sinal de luz, ou outro sinal qualquer, dependente da forma pela qual a radiação interage com o detector e dos subprodutos mensuráveis gerados. Eficiência intrínseca do detector
Qual a diferença entre detector e monitor de radiação?
A integração entre um detector e um sistema de leitura (medidor), como um eletrômetro ou a embalagem de um detector é chamado de monitor de radiação. Os sistemas detectores que indicam a radiação total a que uma pessoa foi exposta são chamados de dosímetros.
Qual a detecção das radiações?
Detecção das radiações . A percepção da radiação, seja qualitativa ou quantitativa, só pode ser realizada com a ajuda de materiais ou instrumentos capazes de captar e registrar sua presença. A detecção é realizada pelo resultado produzido da interação da radiação com um meio sensível (detector).