O que é o laser e quais suas aplicações?

Índice

O que é o laser e quais suas aplicações?

O que é o laser e quais suas aplicações?

O laser emite luz a partir da estimulação por radiação e suas características são: luz monocromática, coerente, direcional e de alta intensidade. ... O funcionamento do laser baseia-se na emissão estimulada, um conceito introduzido por Einstein em 1917.

Quais são as aplicações do laser?

São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso militar, entre diversas outras aplicações presentes no nosso cotidiano.

O que é dispositivo laser?

Um laser (sigla inglesa para light amplification by stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação), em português láser ou lêiser, é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui comprimento de onda ...

Qual a importância do laser na medicina?

“O laser (luz pulsada) interage e atua com determinadas estruturas da pele, como pelos, vasos e manchas, provocando sua remoção ou destruição. Ocorre também o estímulo à produção de colágeno, substância que dá sustentação e firmeza à pele, por isso melhora a qualidade do tecido cutâneo e diminui a flacidez.

Quais são os tipos de laser que existem?

Tipos de Laser Usados Para Depilação Definitiva

  • Laser Rubi de Pulso Longo (694nm) ...
  • Laser Alexandrite de Pulso Longo (755nm) ...
  • Laser Diodo de Pulso Longo (810nm) ...
  • Laser Nd: Yag de Pulso Longo (1064nm) ...
  • Laser Q-Switched Nd:Yag (1064nm) ...
  • Luz Intensa Pulsada (Ipl): Uso em Epilação.

Quais são as aplicações do raio laser na medicina?

Os oftalmologistas usam lasers para tratar de descolamento de retina, corrigir miopia, e outros fins cirúrgicos. Na área da dermatologia também existe uma grande aplicação do laser para diversos tratamentos. Aplicação de feixes de luz (raio laser) sobre a lesão para cortá-la ou vaporizar as células que a compõem.

Quais as aplicações da luz laser na medicina?

Quais as aplicações do laser em medicina? A dermatologia e a medicina estética são as mais emblemáticas. O laser é utilizado para remoção de tatuagens, depilação de longa duração, tratamento do acne e rejuvenescimento da pele, conferindo-lhe nomeadamente maior firmeza.

Como funciona um cortador laser?

O corte a laser é um processo de separação térmica. O material, ao ser atingido pelo feixe de laser, aquece-se ao ponto de se derreter ou se vaporizar completamente. Depois que o feixe de laser transpassa por completo o material em determinado ponto, inicia-se o processo de corte propriamente dito.

Como funciona um laser de fibra?

O corte a laser de fibra é uma tecnologia inovadora que transforma a energia elétrica em um feixe de luz ultra brilhante e concentrado. O que proporciona isso são os diodos semicondutores e uma fibra óptica especial. A combinação desses vários semicondutores gera uma saída de quilowatts de potência.

Quais são as utilizações do laser?

Quando o número de fótons emitidos for maior do que os absolvidos, o laser produz luz. Entre as utilizações do raio laser, temos: a leitura de código de barras, fabricação e leitura de CDs e DVDs, cirurgias, tratamentos estéticos, geração de sinais a serem transmitidos por fibra óptica, tratamento fototerapêutico, entre outras.

Como funcionam os lasers químicos?

Nos lasers a gás (lasers de hélio e hélio-neônio, os mais comuns), uma corrente elétrica é descarregada através de um gás para produzir luz. Os lasers químicos são alimentados por uma reação química, e pode atingir altas potências em funcionamento contínuo.

Quais as aplicações de lasers de fibras?

Aplicações de lasers de fibras incluem processamento de materiais, telecomunicações, espectroscopia, entre outros. Considerada uma das mais importantes invenções desenvolvidas durante o século 20, os lasers possuem uma vasta gama de aplicações em diversos segmentos.

Quais são as desvantagens dos lasers?

No entanto, apesar de grande utilidade, os lasers possuem algumas desvantagens. Eles podem representar um perigo real para os olhos e causar queimaduras irreversíveis na retina, de acordo com a potência e comprimento de onda emitido.

Postagens relacionadas: