Quando a empresa deve emitir a CAT?
Índice
- Quando a empresa deve emitir a CAT?
- Como eu sei que foi aberto o CAT?
- O que acontece quando abre Cat?
- O que é necessário para fazer o CAT?
- Quando deve ser feita a Comunicação de acidente de trabalho CAT pela empresa a previdência social quem deve formalizar a CAT?
- Como pode ser feito o registro da Cat?
- Por que a CAT pode ser emitida fora do prazo?
- Quem é responsável pela emissão da Cat?
- Por que a CAT deve ser emitida?

Quando a empresa deve emitir a CAT?
Quando devo abrir a CAT? A CAT deverá ser comunicada ao órgão responsável (Previdência Social) quando o trabalhador sofrer um acidente durante o expediente ou no deslocamento residência / trabalho / residência, que cause lesão, perda ou redução da capacidade para o desempenho de seu trabalho, ou morte.
Como eu sei que foi aberto o CAT?
Como verificar se a CAT foi registrada Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.
O que acontece quando abre Cat?
Quando uma CAT é registrada no INSS, a contribuição fiscal RAT (Risco de Acidente ao Trabalho) que a empresa paga é aumentada. E é justamente com esse dinheiro que o INSS custeia os benefícios pagos aos colaboradores, em caso de lesões ou acidentes de trabalho.
O que é necessário para fazer o CAT?
A CAT poderá ser registrada pela internet através sítio eletrônico da Previdência Social ou em uma das Unidades de Atendimento. A instrução normativa 77 do INSS diz que a comunicação pela internet é até preferível.
Quando deve ser feita a Comunicação de acidente de trabalho CAT pela empresa a previdência social quem deve formalizar a CAT?
O acidente de trabalho deve ser comunicado à Previdência Socialaté o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa.
Como pode ser feito o registro da Cat?
O registro da CAT pode ser feito virtualmente, por meio do aplicativo disponibilizado pelo INSS. Assim, de forma mais cômoda e célere, a empresa faz a comunicação pela via on-line, desde que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos.
Por que a CAT pode ser emitida fora do prazo?
Caso isso aconteça, a CAT pode ser emitida mesmo fora do prazo pelo Sindicato, pelo próprio trabalhador acidentado, pelo médico responsável, por um familiar ou por qualquer autoridade pública
Quem é responsável pela emissão da Cat?
Quando um trabalhador sofre acidente, é comum a indagação acerca da obrigatoriedade de emitir o documento para comunicar o fato perante o INSS, chamado de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Afinal, quem é responsável pela emissão da CAT?
Por que a CAT deve ser emitida?
Vale lembrar que, independentemente de o acidente afastar ou não o colaborador do trabalho, a CAT deverá ser emitida. Falaremos disso mais à frente, mas a não emissão constitui crime, de acordo com o artigo 269 do Código Penal, além da reafirmação pelo artigo 169 da CLT.