O que é e como funciona a radiação?
Índice
- O que é e como funciona a radiação?
- Como a radiação se espalha?
- Como é o processo de radiação nos alimentos?
- Para que serve a radiação?
- Como as radiações podem ser aplicadas para melhorar a saúde humana?
- O que a radiação pode causar no corpo humano?
- Qual o efeito da radiação no corpo humano?
- Como ocorre a intoxicação pela radioatividade?
- Quanto tempo a radiação fica no ar?
- Quais são os exemplos desse tipo de radiação?
- Quem pode ser afetado pela radiação?
- Qual a diferença entre radiação gama e radiação X?
- Quais são as radiações produzidas a partir de equipamentos elétricos?

O que é e como funciona a radiação?
Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).
Como a radiação se espalha?
Pelo elemento condutor de energia Pode-se citar, como exemplo de radiação eletromagnética, os raios gama, raios x e a luz do sol, dentre outros. Radiação corpuscular - A energia se propaga através de partículas subatômicas, como elétrons, prótons e outras formadas através de fissão nuclear, como os nêutrons.
Como é o processo de radiação nos alimentos?
RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.
Para que serve a radiação?
Para que serve Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
Como as radiações podem ser aplicadas para melhorar a saúde humana?
A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.
O que a radiação pode causar no corpo humano?
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
Qual o efeito da radiação no corpo humano?
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Como ocorre a intoxicação pela radioatividade?
Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico. Essa contaminação pode ser do tipo: externa ou interna. A contaminação do tipo externa ocorre na pele ou nas roupas, onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando pessoas e objetos.
Quanto tempo a radiação fica no ar?
Esse processo pode levar dias, como é o caso do iodo radioativo, ou décadas, no caso do césio radioativo. “Apesar de ser eliminado em até 30 dias pelo corpo humano, o césio pode durar 60 anos no ambiente, até desaparecer completamente”, diz Franco.
Quais são os exemplos desse tipo de radiação?
Entre os principais exemplos desse tipo de radiação, temos: Infravermelha: é uma radiação que está localiza abaixo do vermelho no diagrama de energia, possuindo um comprimento de onda entre 70 nm.
Quem pode ser afetado pela radiação?
Animais, plantas, solo, água e ar podem ser afetados pela radiação, cada um de uma forma. O solo, a água e o ar, na realidade, quando contaminados com matéria radiativo, passam a ser meios disseminadores da radiação para os seres vivos.
Qual a diferença entre radiação gama e radiação X?
Radiação gama e radiação X: são radiações eletromagnéticas que se diferenciam apenas pela origem (gama é nuclear, e raio X é artificial) e apresentam elevado poder de penetração. São radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas (eletrosferas) de seus átomos.
Quais são as radiações produzidas a partir de equipamentos elétricos?
Existem também as radiações produzidas a partir de equipamentos não elétricos, que são elementos químicos irradiados a partir da aceleração de partículas. São radiações que partem do interior do núcleo de um átomo instável. O núcleo é instável quando o átomo apresenta, em média, 84 ou mais prótons em seu interior.