Como é realizado o processo de têmpera em vidros?
Índice
- Como é realizado o processo de têmpera em vidros?
- Qual temperatura para temperar vidro?
- Qual a importância do processo de têmpera no vidro?
- Como funciona uma têmpera?
- O que corta vidro temperado?
- O que é o processo de revenimento?
- Quanto suporta uma prateleira de vidro?
- O que é temperar um vidro?
- O que é o processo de recozimento do vidro?
- Como a temperatura influência na fabricação dos vidros?
- Qual a temperatura do vidro temperado?
- Qual a resistência do vidro temperado?
- Como é realizado o processo de têmpera?
- Por que o vidro é líquido?
Como é realizado o processo de têmpera em vidros?
A fabricação do vidro temperado consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) que é então submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após jatos de ar que provocam um choque térmico.
Qual temperatura para temperar vidro?
O vidro recozido ou vidro comum suportar diferenças de temperatura por volta de 50° a 60° C. O vidro temperado suportar diferenças de temperatura, de uma face para a outra, por volta de 200° a 300° C.
Qual a importância do processo de têmpera no vidro?
O processo de têmpera é aquele que agrega mais resistência aos vidros e os torna mais seguros, já que sua eventual fragmentação é influenciada e se torna menos passível de provocar cortes.
Como funciona uma têmpera?
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
O que corta vidro temperado?
O corte de vidro temperado não pode ser realizado, exceto por meio de uma máquina de cortador especial a laser e sendo manuseada por profissionais qualificados e também através do processo de recozimento do vidro.
O que é o processo de revenimento?
Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...
Quanto suporta uma prateleira de vidro?
Geralmente, vidro mais grosso é melhor para aguentar mais peso sem se quebrar. Prateleiras de vidro liso com 6 mm de espessura não aguentarão nada mais pesado do que 30 kg, mesmo com suportes fortes.
O que é temperar um vidro?
O vidro tem a sua resistência aumentada pela têmpera, um processo que consiste em aquecer o material até uma temperatura crítica e depois resfriá-lo rapidamente.
O que é o processo de recozimento do vidro?
A expressão 'recozido' é atribuída à chapa de vidro devido ao processo pelo qual ela é submetida durante sua produção, quando, no final do processamento, a folha de vidro é recozida para aliviar as tensões e evitar que o material sofra com possíveis rachaduras e fissuras ocasionadas por causa de tensões internas.
Como a temperatura influência na fabricação dos vidros?
Isso significa que o resfriamento do vidro ocorre em uma temperatura abaixo da temperatura de transição vítrea. Se a temperatura for superior à temperatura de transição vítrea (que é característica para os vidros), o material passará a ter um comportamento viscoelástico.
Qual a temperatura do vidro temperado?
Isso exige que, durante o processo de fabricação do vidro temperado, os operadores necessitem alterar as configurações de têmpera de acordo com as variações externas de temperatura. Imagine, por exemplo, que um teste de fragmentação do vidro temperado é feito logo pela manhã, quando a temperatura é de 10ºC.
Qual a resistência do vidro temperado?
Vidro temperado costuma ter resistência de 3 a 5 vezes superior do que o vidro recozido. Outra característica do vidro temperado é que se por alguma razão uma trinca atingir a parte interna que está em tração ele quebra imediatamente se dividindo em centenas de pequenos pedaços.
Como é realizado o processo de têmpera?
O processo de têmpera é realizado por meio de equipamento especializado em vidros comuns. As chapas de vidro são armazenadas em roletes especialmente desenvolvidos para essa temperatura, onde posteriormente são aquecidas em temperatura específica de moldagem, aproximadamente 700°C e em seguida resfriadas de maneira controlada.
Por que o vidro é líquido?
Com substâncias que geram o vidro ocorre o mesmo. Em altas temperaturas elas são líquidas porem apresentam uma característica de alta viscosidade, como o mel, por exemplo.