Como funciona o programa Erasmus Mundus?

Índice

Como funciona o programa Erasmus Mundus?

Como funciona o programa Erasmus Mundus?

Erasmus Mundus é um programa de intercâmbio que permite que estudantes europeus possam ir estudar num outro país da União Europeia ou fora da União Europeia e que estudantes de fora da União Europeia possam vir estudar na Europa. Atualmente está integrado ao programa Erasmus +.

O que é o programa Erasmus?

ERASMUS é um retroacrónimo que significa European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (ou, em português, Esquema de Ação Regional Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários).

Como estudar pela Erasmus?

Para estudar no estrangeiro ao abrigo do Erasmus+, os estudantes devem estar matriculados numa instituição de ensino superior, em estudos que conduzam a um grau ou outra qualificação reconhecida de nível terciário. Os estudantes do primeiro ciclo devem estar matriculados, pelo menos, no segundo ano de estudos.

Quanto tempo dura o programa Erasmus?

Em termos gerais, o período de estudos numa outra Universidade Europeia pode ter uma duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 12 (doze) meses. Existem, porém, algumas áreas de estudo e universidades parceiras onde o intercâmbio tem durações específicas.

Como conseguir uma bolsa Eiffel?

É preciso entrar em contato direto com a universidade de sua escolha e manifestar seu interesse. Feito isso, a universidade te informará quais documentos deverão ser fornecidos. Uma vez com os seus documentos em mãos, a universidade mandará o dossiê de candidatura ao Campus France Paris, responsável pela bolsa Eiffel.

Como se candidatar à bolsa Erasmus?

Requisitos das bolsas Erasmus Mundus

  1. Ter proficiência em inglês comprovada (na maioria dos cursos)
  2. Não ter terminado a última formação há mais de cinco anos (isso também varia de edital para edital)
  3. Ter graduação completa (no geral, ela precisa ser na área do curso pretendido)

Quais são os resultados do programa Erasmus+?

Os resultados do programa Erasmus+ são publicados sob a forma de relatórios e de estatísticas, bem como através da plataforma de projetos Erasmus+, que abrange a maioria das iniciativas financiadas pelo programa e apresenta uma seleção de boas práticas e de projetos bem sucedidos.

Como funciona o programa Erasmus Mundus?

Agora que já sabemos como funciona o programa Erasmus Mundus, vamos dar algumas dicas valiosas sobre como conseguir ser aprovado no processo seletivo. A pesquisa das vagas é a principal e primeira parte para conseguir uma bolsa. Sinceramente, é a parte mais chata do processo, mas imprescindível.

Como se faz a candidatura ao programa Erasmus?

Como se faz a candidatura e quais os apoios? As candidaturas ao Programa Erasmus são feitas através dos serviços das instituições de ensino. Depois da avaliação e de se saber os resultados (seleção ou não dos candidatos), é preciso fazer a inscrição na Universidade de destino.

Quais universidades estão focadas no Erasmus Mundus?

Atualmente o Erasmus Mundus está mais focado no mestrado, fornecendo aos participantes a possibilidade de fazer um mestrado integral, em vários países, recebendo um diploma reconhecido internacionalmente. Porém, algumas universidades ainda continuam com parcerias para programas de doutorado.

Postagens relacionadas: