O que é ação de protesto judicial?

Índice

O que é ação de protesto judicial?

O que é ação de protesto judicial?

É ato judicial de comprovação ou documentação de intenção do promovente, ou seja, ao invés do registro notarial da Lei nº 9.492/97, o credor recorre à via judicial para efetuar o protesto. Sua finalidade pode ser: prevenir responsabilidade; prover a conservação de seu direito; prover a ressalva de seus direitos.

O que acontece quando não se paga um protesto?

Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.

Como é feito o protesto judicial?

Para o protesto, a parte ou seu advogado deve solicitar a certidão da condenação, contra a qual não caibam mais recursos, que deve ser levada ao Cartório de Protestos. Ao protestar a sentença transitada em julgado, o credor indica o valor da dívida e o cartório notifica o devedor para que ele quite em até três dias.

Como pagar protesto judicial?

Para que este documento possua efeito perante o Cartório, é necessário que seja reconhecida firma da pessoa ou da empresa que assinou o documento. Munido dessa declaração com firma reconhecida, deve o devedor retornar ao mesmo Cartório que já havia ido visando o cancelamento do registro do protesto.

O que é protesto interruptivo?

Instrumento muito útil na área tributária. É possível interromper a prescrição por meio de ação de protesto, que é de jurisdição voluntária. A ação de protesto deve ser ajuizada antes do término do lapso prescricional e tem o condão de interromper o curso da prescrição. ...

Como cancelar protesto judicial?

Cancelamento de protesto: saiba como fazer

  1. Procure o CREDOR.
  2. Efetue o pagamento do título.
  3. Peça ao CREDOR para fornecer a autorização de cancelamento (anuência) pelo site da CENPROT;
  4. Faça o cancelamento do protesto no site para regularizar seu nome.

O que é protesto judicial alimentos?

Desde que entrou em vigor, em março de 2016, a nova lei possibilitou um maior desconto em folha em caso de parcelas de pensão alimentícia em atraso e, no caso de não pagamento, a inscrição da dívida seja levada aos Cartórios de Protesto. ...

Onde pagar protesto vencido?

Vá até um cartório especializado Com os documentos em mãos, você deverá ir até um cartório de protesto ou tabelionato de notas e protesto de títulos.

Como é feito o protesto?

O protesto é feito por um tabelião ou por um preposto seu, que analisa se o título atende aos requisitos formais, como o vencimento do prazo para pagamento. Após o protesto, o devedor terá 3 dias para efetuar o pagamento ou cumprir a obrigação.

Quais são as finalidades do protesto?

O protesto é, essencialmente, um direito subjetivo. Quem é detentor de um título ou documento de dívida que contenha obrigação vencida e não paga tem a faculdade de agir, buscando a prova plena de seu descumprimento pelo protesto. Aqui estão algumas das finalidades do Protesto:

Qual o prazo para protesto em cartório?

Ou seja, ter um título protestado pode gerar um custo ainda maior do que o da dívida em atraso. Assim como qualquer dívida no Brasil, o protesto em cartório também tem prazo de validade. O limite para a prescrição de protesto é de 5 anos. Após esse período, o nome do devedor é retirado da lista de inadimplência.

Qual a próxima fase do processo judicial?

Caso estejam, passa-se à próxima fase do processo judicial: a citação do réu para que ele tome conhecimento da ação. Nesse momento, por exemplo, um oficial de justiça vai à residência do réu (ou à sede da pessoa jurídica) e entrega um mandado de citação, ou seja, uma ordem do juiz para que ele compareça a uma audiência de conciliação.

Postagens relacionadas: