Como é o sistema respiratório e circulatório dos répteis?

Índice

Como é o sistema respiratório e circulatório dos répteis?

Como é o sistema respiratório e circulatório dos répteis?

Respiração e circulação de sangue A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.

Qual é o tipo de circulação dos répteis?

Nos répteis, assim como nos anfíbios, a circulação é dupla, passando o sangue duas vezes pelo coração. O coração das aves é formado por quatro cavidades distintas: dois átrios e dois ventrículos.

Qual é o tipo de respiração dos répteis?

Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões. Uma exceção a essa afirmação são as tartarugas, que possuem uma respiração acessória. Nesses animais observa-se trocas gasosas ocorrendo em órgãos como a cloaca e a faringe.

Como é o coração de um mamífero?

O coração dos mamíferos, assim como o das aves, apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Com essa anatomia do coração, não há mistura entre o sangue rico em gás carbônico e o rico em oxigênio.

Como funciona o sistema circulatório dos répteis?

O Sistema Circulatório dos Répteis. Em todos os répteis, o átrio direito é completamente separado do átrio esquerdo. Crocodilianos possuem dois ventrículos separados, mas nos outros répteis, os ventrículos não estão completamente separados. Mesmo assim, o sangue arterial e o venoso não se misturam e todos os répteis possuem dupla circulação.

Como funciona o sistema cardiovascular?

Artérias transportam o sangue vindo o coração, e as veias transportam o sangue de volta para o coração. Utiliza-se, ainda, vasos capilares para a troca de nutrientes, gases e substâncias em locais de acesso mais difícil. Confira as partes e o funcionamento do sistema cardiovascular:

Como funciona o sistema respiratório nos répteis?

Nos répteis o sistema respiratório depende, quase que exclusivamente, da respiração pulmonar. Embora seu sistema pulmonar seja semelhante ao dos anfíbios, nos répteis, os pulmões são mais bem desenvolvidos e tem maior complexidade devido a maior quantidade de alvéolos e câmaras internas.

Como funcionam os pulmões dos répteis?

Os pulmões dos répteis se diferenciam pelo fato de que há um sistema de pressão negativa que atua no processo de ventilação. A parede corporal realiza um movimento em conjunto com as costelas de maneira a provocar a expansão da caixa torácica. Com isso os pulmões são menos pressionados de maneira que o ar é sugado para dentro deles.

Postagens relacionadas: