Quando usar o controle de estabilidade do carro?

Índice

Quando usar o controle de estabilidade do carro?

Quando usar o controle de estabilidade do carro?

Embora o Controle Eletrônico de Estabilidade seja oferecido principalmente nas versões mais completas, a tecnologia está com data marcada para tornar-se obrigatória no Brasil. A partir de 2022, todos os automóveis novos deverão usar o equipamento.

O que é controle de tração e de estabilidade?

Diferença entre controle de estabilidade e controle de tração. Enquanto o controle de estabilidade preserva a trajetória do veículo como um todo, o controle de tração é concentrado especificamente nas rodas. Além disso, apenas o primeiro será legalmente obrigatório, já a partir do ano que vem, para os modelos novos.

O que significa estabilidade do veículo?

O sistema de controle de estabilidade age de maneira praticamente imperceptível para o motorista. Por meio de sensores, o sistema é capaz de detectar quando o controle da direção for perdido. Assim, ele envia comandos que travam as rodas e reduzem o torque do motor para que o veículo possa se estabilizar novamente.

Por que o controle de estabilidade é tão eficiente?

O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança. Mas os carros modernos oferecem tantos dispositivos eletrônicos que muitos motoristas não fazem nem ideia do que são e como funcionam.

Quais as vantagens do controle eletrônico de estabilidade?

Na prática, as vantagens e a segurança do equipamento são as mesmas. Corrigir a trajetória do carro em situações de curvas muito rápidas e desvios é a principal função do controle eletrônico de estabilidade. Ele age de forma invisível de modo a estabilizar o veículo em momentos de risco, recolocando-o em sua trajetória original.

Qual o controle de estabilidade do carro?

O controle de estabilidade lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Há ainda o sensor de guinada, que funciona como uma espécie de pêndulo interno que calcula o movimento lateral do carro.

Como garantir a estabilidade dos pneus?

Em grande parte dos casos, durante a atuação do sistema, uma luz-piloto pisca no painel, sinalizando para o motorista que o sistema entrou em ação. O ESP não amplia a aderência dos pneus, assim como não há como garantir estabilidade absoluta.

Postagens relacionadas: