Como é feita a excreção dos platelmintos?
Índice
- Como é feita a excreção dos platelmintos?
- Como é que funciona o sistema nervoso nos platelmintos?
- Quem são os animais dos platelmintos?
- Como é feita a excreção dos poríferos?
- Como é o sistema excretor da planária?
- Como é o sistema nervoso da planária?
- Qual a principal característica dos Nematelmintos?
- Como é o sistema nervoso dos cnidários?
- Como funciona o sistema digestório?
- Quem é o sistema digestivo?
- Qual a digestão do intestino?
- Como é feita a absorção das proteínas no estômago?
Como é feita a excreção dos platelmintos?
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Como é que funciona o sistema nervoso nos platelmintos?
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
Quem são os animais dos platelmintos?
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária. Planária: esquema da disposição dos sistemas desse animal.
Como é feita a excreção dos poríferos?
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
Como é o sistema excretor da planária?
O sistema excretor das planárias situa-se ao longo das laterais do corpo, no mesênquima. Ele é composto de protonefrídios, que são túbulos ramificados dotados, na extremidade, de uma célula especializada na absorção de água e excreções acumuladas nos espaços entre os tecidos corporais.
Como é o sistema nervoso da planária?
São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebróides dos quais partem filetes nervosos laterais que sobem ás superficies terrestres, emitindo ramificações.
Qual a principal característica dos Nematelmintos?
Simetria: bilateral. Modo de vida: pode ser livre ou parasitária. Ambiente de vida: podem viver tanto na água quanto na terra ou, ainda, no organismo de outros seres. Revestimento: o revestimento dos nematelmintos é feito por uma cutícula protetora bastante resistente.
Como é o sistema nervoso dos cnidários?
Os cnidários apresentam um sistema nervoso difuso. Isso significa que células nervosas estão espalhadas pelo corpo do animal, não sendo observado, por exemplo, um encéfalo, como nos vertebrados. Esses animais detectam e respondem estímulos de diferentes direções.
Como funciona o sistema digestório?
Como funciona o sistema digestório? O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos e pela absorção de nutrientes fundamentais para o corpo humano, bem como a eliminação de partículas não desejáveis para nós. Assim, podemos crescer e realizar nossas atividades!
Quem é o sistema digestivo?
O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos e pela absorção de nutrientes fundamentais para o corpo humano, bem como a eliminação de partículas não desejáveis para nós. Assim, podemos crescer e realizar nossas atividades! Em alguns materiais de estudo, você poderá encontrar o nome “sistema digestivo” ou “aparelho digestivo”.
Qual a digestão do intestino?
A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca. As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.
Como é feita a absorção das proteínas no estômago?
No estômago, órgão mais representativo do aparelho digestivo, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um período de duas a quatro horas. Nele, é feita a absorção das proteínas por meio da ação do suco gástrico, uma solução composta de água, sais, ácido clorídrico e enzimas.