Qual é a forma de reprodução dos moluscos?
Qual é a forma de reprodução dos moluscos?
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa.
Como os moluscos podem ser classificados?
A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Como é a respiração de um caramujo?
Os moluscos podem apresentam respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...
Por que a respiração nos moluscos?
A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água. Já nos moluscos terrestres, a cavidade do manto encontra-se cheia de ar e trabalha como um pulmão, sendo, portanto, ...
Como funcionam os moluscos?
Os moluscos possuem estruturas excretoras que se abrem na cavidade celomática, os denominados nefrídeos. Pela abertura interna dessas estruturas, o nefróstoma, penetram substâncias encontradas na corrente sanguínea e no líquido celomático.
Qual o corpo de todos os moluscos?
Embora existam muitas e diferentes espécies de moluscos, o corpo de todos eles pode ser definido segundo um plano básico: cabeça, pé e massa visceral. A cabeça porta a boca, e pode ser extremamente reduzida em alguns grupos.
Qual é o sistema respiratório de seres humanos?
Nós, seres humanos, apresentamos um sistema respiratório capaz de retirar o oxigênio da atmosfera e levar até os nossos pulmões para que ele possa ser transferido para o sangue e ser utilizado por todas as células do nosso corpo. Esse tipo de respiração é comum em animais terrestres, mas não muito frequente em animais aquáticos.