Como funciona o tacógrafo eletrônico?
Índice
- Como funciona o tacógrafo eletrônico?
- Como saber se o tacógrafo está funcionando?
- Quais carros são obrigados a usar o tacógrafo?
- Como funciona tacógrafo de bobina?
- Como funciona o tacógrafo?
- Quais são os isentos do uso do tacógrafo?
- Quais são os tacógrafos analógicos?
- Qual o custo do tacógrafo digital?
Como funciona o tacógrafo eletrônico?
O funcionamento ocorre por um cabo mecânico que é atrelado na saída da caixa de câmbio. Há uma variante deste modelo que é o tacógrafo eletrônico, que, a exemplo do mecânico, realiza as mesmas medidas do mecânico mas substitui o cabo mecânico por sinais eletrônicos, e também muitas vezes um display digital.
Como saber se o tacógrafo está funcionando?
Por obrigação do Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg possuam o equipamento. Para verificar se há uma possível irregularidade, basta acessar o site http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar e digitar a placa.
Quais carros são obrigados a usar o tacógrafo?
- Veículos de carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4536 quilogramas; - Veículos de transporte de passageiro ou misto, desde que licenciado na categoria particular e que não realizam transporte remunerado de pessoas.
Como funciona tacógrafo de bobina?
Como funciona? Em sua versão mais popular, a analógica, o tacógrafo tem um disco diagrama de papel onde são gravadas todas as informações sobre o percurso, como velocidade, tempo de parada e os quilômetros percorridos.
Como funciona o tacógrafo?
O tacógrafo é visto por muitos empresários e motoristas autônomos como uma obrigação, uma forma de cumprir a lei, e assim, eles não têm interesse em fazer a troca por um modelo mais moderno. Porém, estes aparelhos podem te ajudar em muito na busca por rentabilidade da sua empresa, e vamos falar sobre cada uma delas aqui neste artigo.
Quais são os isentos do uso do tacógrafo?
Estão isentos do uso do tacógrafo os veículos: de carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) inferior a 19 toneladas e fabricados até 31 de Dezembro de 1990; de carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4.536 kg;
Quais são os tacógrafos analógicos?
Os tacógrafos analógicos podem ser mecânicos ou eletrônicos, e têm a função de controlar: 1 Dados do motorista, ou motoristas em caso de viagens em dupla; 2 Distância percorrida; 3 Registro gráfico de velocidade; 4 Escala de tempo.
Qual o custo do tacógrafo digital?
Já o tacógrafo digital tem um custo de aquisição maior, porém com um custo de manutenção menor ao longo de sua vida útil. Em muitos casos, o uso a médio prazo no transporte de carga tendem a, no médio prazo, serem mais vantajosas para o tacógrafo digital.