Como transferir um veículo?

Índice

Como transferir um veículo?

Como transferir um veículo?

A seguir, saiba como realizar cada uma dessas etapas! O primeiro passo para transferir um veículo é checar se há pendências em aberto. Para isso, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e colocar a placa do carro ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Como transferir o veículo para o meu nome?

Para dar entrada na transferência, o comprador deverá reconhecer firma em cartório — por autenticidade do vendedor e do comprador do veículo — e deverá ter em mãos o CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor.

Como é feito o processo de transferência de veículos?

Se, após esse período, o processo não for finalizado, o vendedor passará a ser responsável solidário por futuras infrações que forem cometidas pelo veículo ainda em seu nome. Na próxima seção, entenda como o processo de transferência de veículos é feito em outras regiões do país.

Quando é feita a transferência de carros usados?

Caso a transferência não seja feita dentro do prazo previsto em lei, que é de 30 dias após a compra, o novo proprietário pode receber uma multa. Além disso, no caso de carros usados, enquanto a transferência não é realizada, todas as taxas e eventuais multas são direcionadas ao antigo dono.

Quais são as orientações para transferência de veículos?

A seguir, trarei exemplos práticos de como a transferência é realizada em alguns estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Portanto, continue a leitura! No estado de São Paulo, as orientações para transferência de veículos começam na regularização de possíveis débitos impeditivos.

Postagens relacionadas: