Como funciona um microscópio óptico composto?

Índice

Como funciona um microscópio óptico composto?

Como funciona um microscópio óptico composto?

Um microscópio composto é um instrumento óptico composto fundalmentamente por um tubo delimitado nas suas extremidades por lentes esféricas convergentes, formando uma associação de lentes separadas. A lente mais próxima do objeto observado é chamada objetiva, e é uma lente com distância focal na ordem de milímetros.

Como entender o funcionamento do microscópio?

Para entender o funcionamento do microscópio primeiro precisamos entender que este aparelho divide-se basicamente em duas categorias: Microscópio óptico e Microscópio eletrônico.

Qual o comprimento de um microscópio óptico?

Nos microscópios ópticos, este comprimento varia de nanômetros, o que possibilita a observação de espécimes maiores que uma bactéria.

Quais são os tipos de microscópios?

Na microscopia de luz, existem, ainda, diversos tipos de microscópios, desenvolvidos para diferentes necessidades de visualização, são eles: microscópio ultravioleta, microscópio de fluorescência, microscópio de contraste de fase e microscópio de polarização. Confira aqui um pouco mais sobre o funcionamento de cada um.

Como limpar o microscópio?

Transporte-o com ambas as mãos, apoiando, em uma delas, a base do microscópio, e segurando o braço do aparelho com a outra. Evite molhar o microscópio ao usar preparações temporárias, feitas com água. Use sempre lenço de papel para limpar as lentes do microscópio.

Postagens relacionadas: