O que é o Candomblé e no que eles acreditam?
Índice
- O que é o Candomblé e no que eles acreditam?
- Como que se faz para entrar na religião do candomblé?
- O que é sagrado para o candomblé?
- O que se faz na umbanda?
- O que é ser uma ekedi?
- Quais são as divindades do candomblé?
- Como funciona um terreiro de Umbanda?
- Qual é a firmeza de um terreiro?
- Qual o tamanho de um terreiro?
O que é o Candomblé e no que eles acreditam?
A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. ... No Brasil, devido ao sincretismo, alguns participantes consideram o mesmo deus da Igreja Católica. Os candomblecistas acreditam na vida após a morte e na predestinação.
Como que se faz para entrar na religião do candomblé?
De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.
O que é sagrado para o candomblé?
Candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Zambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.
O que se faz na umbanda?
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
O que é ser uma ekedi?
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Quais são as divindades do candomblé?
No candomblé os oixás incorporados são divindades da natureza. Já na Umbanda são espíritos encarnados ou desencarnados. 4. Oferendas Após a iniciação, são feitas as oferendas e consultas espirituais. É jogado o búzio, conchas do mar usadas como espécie de oráculos para fazer previsões e orientações.
Como funciona um terreiro de Umbanda?
Como funciona um terreiro de umbanda: ritual O começo do ritual se dá com algumas defumações de incensos para o preparo do ambiente. São defumados o peji (altar umbandista), as proximidades dos médiuns e de todo o público. No espaço principal do culto umbandista se encontram alguns médiuns e o pai de santo, geralmente ao centro.
Qual é a firmeza de um terreiro?
Há também, na entrada de um terreiro, uma firmeza para os Exus – a famosa “Casinha dos Exus” – e pode haver para outras falanges também, como para Pretos Velhos e Caboclos. Mas o coração de um terreiro é o seu congá! Congá é a palavra yorubá para altar. No congá é onde ficam as imagens, as velas e outros artefatos de poder.
Qual o tamanho de um terreiro?
Um terreiro é, portanto, um local onde se realiza a gira, que é o culto religioso da Umbanda. Geralmente, localiza-se em um espaço urbano, e seu espaço interior costuma ser pintado de branco, que é a cor que simboliza a Umbanda e remete à paz. O tamanho de um terreiro varia.