Como age os AINEs?
Índice
- Como age os AINEs?
- Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?
- Quais são os medicamentos AINEs?
- Quais as principais ações farmacológicas de AINEs?
- Quais os principais efeitos adversos dos AINEs?
- Como os AINEs agem no tratamento da artrite reumatóide?
- Qual é o mecanismo de ação que diferencia a aspirina dos outros AINEs?
- O que são AINEs seletivos?
- Quais são os AINEs mais utilizados?
- Quais são os AINEs mais utilizados no Brasil?
- Qual a eficácia dos AINEs?
- Quais são as indicações para AINEs?
- Como funciona o mecanismo de ação do AINE?
Como age os AINEs?
Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.
Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?
Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas.
Quais são os medicamentos AINEs?
Exemplos de anti-inflamatórios não esteroides
- Diclofenaco.
- Ibuprofeno.
- Naproxeno.
- Nimesulida.
- Indometacina.
- Cetoprofeno.
- Ácido mefenâmico.
- Piroxicam.
Quais as principais ações farmacológicas de AINEs?
As ações farmacológicas dos AINES são: efeito anti-inflamatório (inibem a vasodilatação, diminuem o aumento de fluxo local e o edema gerado em função das prostaglandinas); efeito analgésico (impedem a ação das prostaglandinas nas fibras nervosas nociceptivas, pois a prostaglandina atuando nessas fibras sensibiliza ...
Quais os principais efeitos adversos dos AINEs?
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Como os AINEs agem no tratamento da artrite reumatóide?
Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) São geralmente usados concomitantemente com outros medicamentos e agem rapidamente por meio do bloqueio da produção de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela inflamação.
Qual é o mecanismo de ação que diferencia a aspirina dos outros AINEs?
A aspirina modifica covalentemente a COX-1 e COX-2, resultando assim na inibição irreversível da atividade das cicloxigenases e a produção de prostaglandinas. Esta é uma diferença importante da aspirina, já que a duração de seus efeitos está relacionada à taxa de renovação das cicloxigenases nos diversos tecidos-alvo.
O que são AINEs seletivos?
Os AINEs altamente seletivos para COX 2 são aqueles que inibem seletivamente a COX 2, ou seja, não inibem a COX 1. Com isso, a função protetora gástrica de prostaglandinas produzidas via COX 1 não é afetada. E inibe a COX 2, fazendo o controle da inflamação, da febre e da dor.
Quais são os AINEs mais utilizados?
Os AINEs com ação predominante sobre a COX- 1 são: ácido acetilsalicílico (AAS), indometacina, ibuprofeno, fenoprofeno, cetoprofeno e piroxican. Esses medicamentos são comercializados há muitos anos e são os mais utilizados em adultos e crianças.
Quais são os AINEs mais utilizados no Brasil?
Os AINE-t incluídos nesses estudos são fundamentalmente os mais utilizados: diclofenaco, ibuprofeno e naproxeno. É o único dos três AINEs citados nesse informativo que está presente na Rename-2012(11). Ibuprofeno é derivado do ácido propiônico, com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
Qual a eficácia dos AINEs?
PROPRIEDADES ANALGÉSICAS A eficácia dos AINEs para o tratamento de condições dolorosas é bem conhecida. Geralmente são usados como parte de uma abordagem multimodal à analgesia.
Quais são as indicações para AINEs?
As indicações para AINEs incluem as seguintes: Condições inflamatórias Doença crônica das articulações Dor musculoesquelética Cefaleia Dor menstrual Dor de dente Dor pós-operatória leve a moderada
Como funciona o mecanismo de ação do AINE?
MECANISMO DE AÇÃO Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. ... Se este mecanismo for removido pelo uso de um AINE, isso pode levar a um maior risco de insuficiência renal aguda.