Qual a função dos sensores indutivos e capacitivos?
Qual a função dos sensores indutivos e capacitivos?
O sensor capacitivo é um dispositivo que tem a sua função principal semelhante ao sensor indutivo! Ele é sensível à proximidade de materiais, porém, diferentemente do sensor indutivo, ele é capaz de detectar outros materiais além dos metálicos, e isto ocorre graças ao seu campo elétrico.
Quais os tipos de sensores indutivos?
Os sensores tubulares (cilíndricos) e os sensores retangulares. As dimensões dos sensores indutivos cilíndricos variam em torno de 3 a 40 mm de diâmetro. Podendo, ou não, possuir rosca externa para a fixação. Já os do tipo retangular são encapsulados em dimensões e formatos diversos, de acordo com os fabricantes.
Qual a diferença entre sensor capacitivo e indutivo?
A tabela 1 apresenta uma análise comparativa entre as duas famílias de sensores de acordo com determinados fatores de operação. Tabela 1. Comparação resumida entre as categorias de sensor capacitivo e indutivos. De acordo com a tabela 1 é possível verificar que, em determinadas situações, a escolha do sensor capacitivo é mais adequada.
Como funcionam os sensores capacitivos?
Sensores capacitivos têm um modo de funcionamento diferente dos demais, pois utiliza o princípio dos capacitores para detectar a presença de objetos próximos. Uma placa é ligada a um oscilador de radiofrequência que detecta alterações em um capacitor formado pelo objeto externo (segundo polo) e o ar (dielétrico).
Quais são os benefícios do sensor indutivo?
Os sensores indutivos são capazes de ser aplicados em distintos utilidades relacionadas à recebimento de propinquidade. Dentre as principais aplicações deste tipo de sensor estão: O sensor indutivo é um aparelho que apresenta flexibilidade, oferece segurança nas aplicações de automatização e, então, tem grande comodidade na indústria
Quais são os sensores de incentivo disponíveis no mercado?
Dentre os sensores de incentivo disponíveis no mercado, são capazes de ser localizados os que contem preocupação de saída em nível constante (CC) ou alternado (CA). Os sensores indutivos de saída CC contem modelos de 2, 3 ou quatro fios. Enquanto os sensores CA apresentam apenas 2 fios, sendo sua refeição feita em sequência com a trabalho.