Qual é a importância dos selos de certificação para alimentos?

Índice

Qual é a importância dos selos de certificação para alimentos?

Qual é a importância dos selos de certificação para alimentos?

A certificação é a garantia da procedência e da qualidade orgânica de um alimento natural ou processado. ... Além disso, o selo de certificação de um alimento orgânico fornece ao consumidor mais do que a garantia de estar levando para a casa um produto isento de contaminação química.

O que são selos de certificação?

O que são Selos de Certificação. Espécie de aprovação atribuída por entidades nacionais e/ou internacionais que evidenciam um determinado produto quanto à sua singularidade e ao seu propósito, tais como sua origem ou modo de produção.

Quais são as principais certificações de qualidade de um alimento?

Os três principais pilares avaliados neste caso são: Elementos técnicos: englobam os equipamentos utilizados para armazenagem e conservação do produto; Documentação: registros de comprovação das operações; Capacitação de funcionários: evidenciação de programas de treinamento.

O que é um alimento certificado?

Ele atesta que o produto não possui ingredientes de origem animal, que não é testado em animais, e que os fabricantes fornecedores de ingredientes e matérias-primas também não fazem testes em animais.

Como certificação um produto alimentar?

Para certificar um produto, um fabricante de alimentos precisa demonstrar organização. No processo de certificação, os inspetores do Instituto Certified Humane vão averiguar alguns aspectos da organização da empresa essenciais para a certificação.

Qual a diferença entre selo e certificado?

Por exemplo, alguns produtos só podem ser comercializados se forem certificados pelo Inmetro; e essa certificação é informada por meio de um selo. Produtos como extintores de incêndio e aparelhos de ar condicionado têm de ser certificados e vendidos com o selo do Inmetro para garantia da saúde e segurança dos usuários.

Para que serve o selo de certificação?

Definitivamente, o selo de certificação não serve apenas para que o gestor diga que sua empresa é certificada. ... Este é o grande diferencial que as normas ISO podem oferecer ao mercado, a certeza de que a empresa que detém o certificado por longos anos, é uma organização séria e que zela pela qualidade de seus processos.

Quais são os tipos de selos ambientais?

Seguem os principais selos ambientais encontrados no mercado brasileiro.

  • FSC – Forest Stewardship Council. ...
  • LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental. ...
  • AQUA. ...
  • Rainforest Alliance Certified. ...
  • IBD – Instituto Biodinâmico. ...
  • ECOCERT. ...
  • PROCEL. ...
  • ISO 14001:2004.

Quais são as principais normas certificadoras de alimentos e quais são seus objetivos?

14 sistemas de certificação da indústria de alimentos que todo profissional da área precisa conhecer

  1. ISO 22000. ...
  2. BRC (do British Retail Consortium) Global Standard para Segurança de Alimentos. ...
  3. FSSC (da Foundation for Food Safety Certification) 22000. ...
  4. SQF (Safe Food Quality) ...
  5. IFS (do International Featured Standards) Food.

Quais as características do gênero certificado?

Certificado, como o próprio nome já diz, certifica alguma coisa que a pessoa fez. É um documento comprobatório de que o indivíduo fez um curso ou participou de um simpósio, encontro, congresso ou oficina. É emitido pelos organizadores ou realizadores do evento.

Postagens relacionadas: