Como é o funcionamento do freio a disco?

Índice

Como é o funcionamento do freio a disco?

Como é o funcionamento do freio a disco?

O funcionamento do freio a disco se dá pelo aperto do pedal de freio, que gera uma pressão hidráulica que é passada por todo o sistema empurrando o pistão (localizado no interior da pinça de freio). Com isso, as pastilhas também são empurradas e provocam a fricção dos discos de freio.

O que tem no sistema de freio?

Disco de freio, tambor de freio, pastilha de freio, lonas de freio, cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda, pinça de freio. Leia mais. O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.

Qual a eficácia do freio disco?

O freio a disco oferece mais segurança para condutores e passageiros de um veículo e garantia de maior eficácia em pistas molhadas porque não estar sujeito a acumular água em seu interior. Outro aspecto importante de sua eficácia é a sua maior capacidade de resfriamento.

Quando foi inventado o freio a disco?

Foi após o início da segunda guerra mundial, em 1938, e devido à demanda provocada pela indústria aeronáutica que os sistemas de freio exigiram grande impulso tecnológico. O invento do freio a disco proporcionou grande melhoria à dirigibilidade (capacidade de se controlar o veículo) e ao controle do veículo, mesmo em velocidades maiores.

Qual é o sistema de freios de um veiculo?

Indubitavelmente, o sistema de freios de um veiculo constitui-se em uma das partes mais importantes e vitais, sendo ele o responsável por garante uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

Como funciona o freio veicular?

Para isso, ele converte a energia cinética em calor (na maioria dos freios a disco, os discos são ventilados). Este tipo de freio veicular funciona quando uma pressão hidráulica provoca o atrito das pastilhas de freio com as duas faces do disco metálico (tambor) que gira com a roda.

Postagens relacionadas: