O que é uma carta de alforria?
O que é uma carta de alforria?
Significado de Carta de alforria substantivo feminino [História] Documento oficial pelo qual um senhor de escravos libertava os seus próprios escravos, abrindo mão dos direitos de propriedade sobre eles.
Quem deu carta de alforria?
A carta de alforria era geralmente concedida por um titular, o senhor ou a senhora, que a redigia de próprio punho. Entretanto, se um casal fosse proprietário do escravo, a concessão partiria do marido e da esposa conjuntamente. E, no caso de o titular ser analfabeto, alguém seria encarregado da escrita.
Como se escreve uma carta de alforria?
Na carta, é encontrado o nome do senhor que concedia a alforria, os nomes das testemunhas, o dia, mês e ano em que a carta foi registrada no cartório. Encontra-se, também, o valor pelo qual a carta foi concedida, isto é, em caso de compra.
Para que servia a carta de alforria?
A Carta de Alforria era um documento que era dado ou vendido a um escravo pelo seu proprietário. Nesse documento, o proprietário abdicava de todos os seus direitos sobre o escravo, ou seja, o escravo se tornava livre.
Qual era a finalidade da carta de alforria?
A carta de alforria, documento de valor legal registrada em cartório, ou redigido por quem de direito com o intuito de conceber liberdade ao escravo, segundo Liana Maria Reis (1998), dava ao escravo a condição de liberto ou forro, diferente de livre.
Qual o objetivo da Carta da liberdade?
A Carta defendia igualdade de direitos para todos os cidadãos sul-africanos, independente de sua etnia, e ainda a reforma agrária, melhoria das condições de vida e trabalho, justa distribuição de renda, obrigatoriedade do ensino público e leis efetivamente justas. Foi instrumento importante na luta contra o apartheid.