O que foram as feitorias porque foram criadas?
Índice
- O que foram as feitorias porque foram criadas?
- Qual a função das feitorias e qual sua relação com a América portuguesa?
- O que eram as feitorias e as naus?
- Que podemos entender como feitorias e suas funções na ocupação portuguesa na África e depois na América?
- O que os portugueses construíram no Brasil?
- Quais as principais feitorias portuguesas na costa de África?
- O que eram e para que serviam as feitorias?
- Qual era o papel das feitorias?
- O que eram as chamadas feitorias?
- O que eram as feitorias para que elas serviam?
O que foram as feitorias porque foram criadas?
As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
Qual a função das feitorias e qual sua relação com a América portuguesa?
As feitorias eram fortificações costeiras que os portugueses construíam em territórios que exploravam comercialmente, facilitando tanto a navegação (nestas fortificações era possível reparar e reabastecer navios) quanto o comércio naquela região: lá os povos nativos poderiam negociar com os portugueses.
O que eram as feitorias e as naus?
Feitoria (palavra derivada do latim facere, significando "fazer") eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. ... As feitorias portuguesas, além de superintender as relações entre marinheiros, mercadores e portugueses, centralizavam ainda a cobrança de taxas de navegação e impostos aos navios.
Que podemos entender como feitorias e suas funções na ocupação portuguesa na África e depois na América?
No início, a Coroa instalou feitorias que consistiam em pontos no litoral africano onde os portugueses construíam fortes. As feitorias eram essenciais para o abastecimento das caravelas que iam rumo às Índias e, mais tarde, seriam ponto de embarque de pessoas que seriam escravizadas na América.
O que os portugueses construíram no Brasil?
Os portugueses viram no pau-brasil, uma oportunidade para explorar a madeira para produção de objetos diversos e para extrair uma resina da madeira que permitia a produção de um corante utilizado no tingimento de tecidos.
Quais as principais feitorias portuguesas na costa de África?
A mais importante feitoria portuguesa em África foi a de S. Jorge da Mina, com uma grande fortaleza e um considerável volume de negócios. Foi fundada em 1482 e controlava todo o Golfo da Guiné até ao Congo. Escravos, ouro, especiarias e marfim eram os principais produtos ali comercializados.
O que eram e para que serviam as feitorias?
- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. Muito comumente era conhecida como Feitoria da Fazenda Real. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ...
Qual era o papel das feitorias?
Feitoria era um local, fortificado ou não, geralmente próximo a um porto. Funcionavam como entreposto comercial nas colônias das potências europeias na época da expansão marítima. ... Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local.
O que eram as chamadas feitorias?
- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ...
O que eram as feitorias para que elas serviam?
As mesmas funcionavam como mercado, armazém, alfândega, defesa e ponto de apoio à navegação e exploração. Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local. ... Elas foram as primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro.