Como achar o complemento verbal?

Índice

Como achar o complemento verbal?

Como achar o complemento verbal?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

Quais são os complementos do verbo?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Qual é o complemento do verbo suportar?

Assim, aprendemos que os verbos amar, perder, suportar e detestar são verbos transitivos que pedem um complemento: o objeto direto. ... O mesmo acontece com o verbo assistir, seguido da preposição a.

Como complementar um verbo?

Complementos verbais

  1. 1) Objeto direto: é o termo que complementa o sentido de um verbo transitivo direto e liga-se a ele sem o auxílio de preposição. ...
  2. Atenção! ...
  3. A homem pobre, ninguém rouba. ...
  4. Aquelas roupas, eu as comprei em Milão.

O que é predicado verbal exemplos?

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

Quais os complementos verbais que podemos encontrar nas orações?

O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos. São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Que se entende por complemento quando se fala em verbo Quanto ao complemento?

1- Entende-se por complemento a frase que há-de suplementar o sentido do verbo, quando este não tem sentido completo em si; ... Verbo intransitivo.

Quais são os complementos verbais?

Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa. Nessa oração, é possível perceber que, se nós interrompermos o enunciado no verbo, ele pedirá uma informação maior.

Por que precisamos de complementos na língua portuguesa?

Existem algumas palavras na língua portuguesa que necessitam de complementospara serem compreendidas adequadamente. É o exemplo da palavra “necessidade”: “Tenho necessidade de um médico.”. Como podemos ver acima, a palavra necessidade está sendo completada pelas palavras “um médico”. Esse termo é chamado de Complemento Nominal, ...

Quais são as frases que indicam o verbo ver?

As frases que indica, contendo o verbo ver, são, do meu ponto de vista, ambas aceitáveis, ainda que pertencendo a registos distintos. Creio que em ambos os casos estamos perante uma situação em que o complemento directo ocorre reforçado, apesar de numa das frases, que repito como (1), não estar presente a preposição.

Como ocorre a mesma coisa com os verbos?

Acontece a mesma coisa com os verbos, eles também, em muitas situações, precisam ser completados para que se entenda o sentido que eles exprimem. Ex: “Necessitamos de um médico urgentemente.” No caso acima, ao invés de um “nome” (substantivo), temos um verbo. E como podemos notar, o complemento desse verbo é o mesmo do exemplo anterior “um médico”.

Postagens relacionadas: