Como fazer para pagar o INSS?

Índice

Como fazer para pagar o INSS?

Como fazer para pagar o INSS?

4 passos para pagar o INSS como autônomo

  1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
  3. Escolher o tipo de contribuição;
  4. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Como gerar guia de recolhimento do INSS em atraso?

Basta apenas fazer o cálculo da GPS em atraso a ser paga e providenciar o pagamento. Esse cálculo e a emissão da GPS podem ser feitos pelo próprio site da Previdência Social ou da Receita Federal.

Como calcular GPS em atraso?

O cálculo é feito a partir do primeiro dia do mês seguinte ao pagamento devido até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mesmo intervalo de 30 dias; Por sua vez, a multa equivale a 0,33% do valor do atraso diário do GPS.

Como calcular os juros do INSS em atraso?

Ela consiste em 0,33% por cada dia de atraso do pagamento, limitado ao valor máximo de 20%, ou seja, à partir de 60 dias a multa será de 20% em cima no valor da GPS. Os juros serão da Selic, 1% por cada 30 dias de atraso.

Como regularizar o INSS em atraso?

INSS em atraso: como regularizar? O INSS pode ficar em atraso quando não é recolhido pelo contribuinte dentro do prazo. O pagamento, quando feito em atraso, é feito com referência ao período de incumprimento. Isso pode ocorrer em diferentes situações desde o momento em que o crédito passa a ser devido.

Como verificar as contribuições do INSS em atraso?

Para verificar os recolhimentos da contribuições do INSS em atraso, pode-se solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS. Através dele é possível verificar todas as contribuições realizadas.

Como faço para pagar as guias em atraso?

Lá, você poderá selecionar os meses com pagamento pendente e escolher uma nova data de vencimento, deixando que o sistema faça o cálculo dos juros e multas automaticamente. Depois, é só clicar em Emitir DAS e pagar normalmente as guias em atraso no prazo estabelecido.

Como é feito o acesso ao INSS?

O acesso é feito com o número de cadastro, podendo ser NIT, NIS ou PASEP. A seguir aparecem os dados do contribuinte e espaços para inserir os salários de contribuição do período em que o INSS deixou de ser recolhido. Se o atraso já passa dos 6 meses, deve ser comprovado que uma atividade profissional foi exercida.

Postagens relacionadas: