Como descobrir a função exponencial?
Índice
- Como descobrir a função exponencial?
- O que é assintota de uma função exponencial?
- Como achar a assintota horizontal de uma função?
- Como descobrir a imagem de uma função exponencial?
- Como resolver uma inequação exponencial?
- O que é uma reta Assintota?
- O que é uma função exponencial?
- Qual o valor da base de uma função exponencial?
- Será que a base é exponencial?
- Qual a função decrescente da curva exponencial?
Como descobrir a função exponencial?
A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente. Matematicamente, ela é definida como f de R em R, tal que f(x) = ax, em que a ϵ R, a > 0 e a ≠ 1. O gráfico dessa função é uma curva obtida ao encontrar alguns pares ordenados que pertencem à função e ao desenhar essa curva que passa por eles.
O que é assintota de uma função exponencial?
Denomina-se o eixo dos x como “assíntotas horizontais”; Obs.: Reta assíntota (ou assintótica) é uma reta tal que a distância de um ponto de uma curva a essa reta tende para zero quando o ponto se afasta ao infinito sobre a curva.
Como achar a assintota horizontal de uma função?
Uma reta de equação y = b, sendo b um número real, é uma assintota horizontal do gráfico de uma função real de variável real se b for o valor finito para que tende a expressão analítica da função , quando x tende para -∞ ou para +∞, ou seja, se e só se for verificada pelo menos uma das condições: = b ou = b.
Como descobrir a imagem de uma função exponencial?
Para constatar que essa função é crescente, atribuímos valores para x no expoente da função e encontramos a sua imagem.
Como resolver uma inequação exponencial?
Para resolver a inequação exponencial, buscamos igualar as bases dos dois lados da inequação, e, quando isso ocorre, observamos se base é maior que 1 ou se está entre 0 e 1, para escrever a inequação dos expoentes. Para encontrar as soluções possíveis para a equação, primeiro vamos igualar as bases.
O que é uma reta Assintota?
De uma forma muito abreviada poderemos dizer que uma assintota é uma linha reta relacionada com uma curva, cuja distância entre elas se torna infinitamente pequena, a partir de determinado ponto.
O que é uma função exponencial?
A função exponencial representa uma relação de dependência. Nesse tipo de operação matemática existe uma variável (incógnita) no expoente e o número real (maior que zero e diferente de um) na base. Tal função, é explicitada da seguinte forma: f: R-->R tal que y = aˣ, sendo que a > 0 e a ≠ 1.
Qual o valor da base de uma função exponencial?
Agora que sabemos que o valor da base de uma função exponencial não pode ser negativo, e nem 0 ou 1, fica um pouco mais claro porque o contradomínio desta função não abrange números negativos e nulos. Se a base não pode ser zero, jamais chegaremos a um resultado igual a zero.
Será que a base é exponencial?
Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante. Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.
Qual a função decrescente da curva exponencial?
Desta forma, constatamos que a função f (x) = (1/2) x é uma função decrescente. Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função. Note que quanto maior o x, mais perto do zero a curva exponencial fica. A inversa da função exponencial é a função logarítmica.