Como saber se tem chumbo na água?
Índice
- Como saber se tem chumbo na água?
- Como saber se é chumbo?
- Onde o chumbo está presente?
- Como o chumbo contamina a água?
- Quais os alimentos que contêm chumbo?
- O que o chumbo pode causar à saúde?
- O que o chumbo pode causar?
- Qual é o nome do mineral de onde é extraído o chumbo?
- Quantos prótons tem o chumbo?
- Qual a concentração de chumbo nas águas?
- Por que o chumbo é encontrado na água potável?
- Como diagnosticar o chumbo?
- Quais são os sintomas do chumbo?
Como saber se tem chumbo na água?
Há dois métodos para descobrir se a água está contaminada: usar tiras de teste de chumbo - processo rápido, mas não muito preciso - ou enviar uma amostra da água para análise, que leva tempo e requer equipamentos caros.
Como saber se é chumbo?
Ele caracteriza-se por ser um metal pesado, tóxico e maleável. Em temperatura ambiente, o chumbo é encontrado no estado sólido, com coloração branco-azulada e, em contato com ar torna-se acinzentado. Em sua forma elementar, o chumbo raramente é encontrado na natureza.
Onde o chumbo está presente?
Os Estados Unidos, a China, a Austrália e algumas áreas da América do Sul são os maiores produtores de chumbo. Raramente ele é encontrado na forma pura. O mineral mais comum que contém chumbo chama-se galena. Como esse mineral muitas vezes também contém prata, os dois elementos costumam ser explorados em conjunto.
Como o chumbo contamina a água?
A contaminação da água ocorre principalmente por efluentes industriais, sobretudo de siderúrgicas. O Pb pode estar presente na água de torneira como resultado de sua dissolução a partir de fontes naturais, principalmente por tubulações, soldas, acessórios e conexões contendo chumbo.
Quais os alimentos que contêm chumbo?
A entidade norte-americana alegou encontrar chumbo em sucos de frutas, vegetais crus, como cenouras e batata doce, bolachas salgadas e cookies, e cereais. Nos suco de frutas o destaque foi para o suco de uva. Das amostras analisadas, 89% delas continham chumbo.
O que o chumbo pode causar à saúde?
Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
O que o chumbo pode causar?
O chumbo causa nefropatia com disfunção tubular renal reversível, que ocorre, na maioria das vezes, em crianças sob exposição aguda, e nefropatia intersticial irreversível, efeito direto da exposição crônica sobre os rins, encontrada principalmente em trabalhadores expostos.
Qual é o nome do mineral de onde é extraído o chumbo?
galena O chumbo é extraído da natureza a partir de alguns minerais, são eles: a galena (PbS), a anglesita (PbSO4) e a cerusita (PbCO3).
Quantos prótons tem o chumbo?
82 Chumbo/Número atômico
Qual a concentração de chumbo nas águas?
Atualmente, a contaminação de chumbo nas águas, solo e ar continua significativa, e cresce cada vez mais. Calcula-se que a concentração de chumbo no sangue poderia chegar até 500 vezes menos nos seres humanos da era pré-industrial. A preocupação com o meio-ambiente e, em especial, com a água, tem crescido na última década.
Por que o chumbo é encontrado na água potável?
O chumbo pode ser encontrado na água potável através da corrosão de encanamentos de chumbo. Isto é comum quando a água é ligeiramente ácida. Este é um dos motivos para os sistemas de tratamento de águas públicas ajustarem o pH das águas para uso doméstico.
Como diagnosticar o chumbo?
O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue. Testar a água doméstica, cerâmica e tinta de chumbo pode ajudar a identificar potenciais fontes de intoxicação por chumbo. O tratamento consiste em acabar com a exposição ao chumbo e eliminar do organismo o chumbo acumulado.
Quais são os sintomas do chumbo?
Entre as crianças, o chumbo tem sido associado ao retardo do desenvolvimento físico e mental, prejuízos no cérebro e no sistema nervoso central, anemia, apoplexia e hiperatividade. Elas podem apresentar ainda baixos níveis de Q.I., aprendizado e níveis de linguagem lentos, atenção reduzida e baixa performance escolar.