Como é feito o diagnóstico de anemia megaloblástica?

Índice

Como é feito o diagnóstico de anemia megaloblástica?

Como é feito o diagnóstico de anemia megaloblástica?

Diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da anemia megaloblástica, a médica ou médico pode solicitar um hemograma, para analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.

Como identificar anemia megaloblástica no hemograma?

O diagnóstico geralmente baseia-se em hemograma completo e esfregaço periférico, que normalmente mostram anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), corpos de Howell-Jolly (fragmentos residuais do núcleo), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia.

Quais os achados no hemograma para o diagnóstico da anemia por deficiência de ácido fólico?

Nas anemias por deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico, o VCM é superior a 110fL e não há reticulocitose, constituindo assim em anemia megaloblástica.

Como identificar anemia no hemograma animal?

Para anemia em cães, o hemograma é o principal exame usado para detectar a doença nos bichinhos. Com ele, é possível realizar a contagem dos glóbulos vermelhos e classificar a anemia. Porém, para identificar a causa do problema, o veterinário deverá realizar outros estudos.

O que é anemia megaloblástica?

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

O que é Megaloblastose?

Anemia megaloblástica (do grego haima sangue, megalo- grande, -blastos célula imatura) é uma doença sanguínea caracterizada por grandes glóbulos vermelhos, imaturos e disfuncionais (megaloblastos). É uma anemia macrocítica (VCM>100).

Quais achados sugerem anemia megaloblástica?

Achados séricos típicos da anemia megaloblástica
NormalDeficiência de cobalamina
Cobalamina200-900 pg/mlDiminuída, limite inferior, às vezes
Folato2,5-20 ng/mlNormal
Ac mm70-270 nMAumentado
Homocisteína5-16 uMAumentado

O que caracteriza a anemia megaloblástica?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

O que é anemia por deficiência de ácido fólico?

A anemia por deficiência de vitaminas resulta de um nível baixo ou nulo de vitamina B12 ou folato (ácido fólico). As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Os nervos podem não funcionar corretamente.

Quais achados laboratoriais na anemia por deficiência de vitamina B12 ou folato?

As anemias resultantes de deficiência de vitamina B12 ou de folato são chamadas anemias macrocíticas ou anemias megaloblásticas, porque as hemácias são maiores que as normais. A falta dessas vitaminas prejudica o desenvolvimento e a divisão dos precursores das hemácias, produzindo hemácias grandes e anemia.

Quais são os valores de hemoglobina para anemia?

Os valores de hemoglobina para que seja considerado anemia variam de acordo com a idade e outras fases da vida. A tabela a seguir indica as principais fases da vida e os valores que indicam anemia: Após confirmar o diagnóstico, o médico poderá pedir outros exames para identificar o tipo e a causa da anemia.

Quais são os valores de hemoglobina no hemograma?

Valores que confirmam anemia. O diagnóstico de anemia é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue;

Quais são os exames para identificar a anemia?

Exames para identificar o tipo de anemia. Além do hemograma e da ferritina, há outros exames que podem ser solicitados pelo médico para identificar outros tipos de anemia, como por exemplo: Eletroforese da hemoglobina: analisa os diferentes tipos de hemoglobina no sangue, podendo ajudar a diagnosticar o tipo de anemia, ...

Quais são os exames para identificar anemia falciforme?

Além do hemograma e da ferritina, há outros exames que podem ser solicitados pelo médico para identificar outros tipos de anemia, como por exemplo: Eletroforese da hemoglobina: analisa os diferentes tipos de hemoglobina no sangue, podendo ajudar a diagnosticar o tipo de anemia, sendo principalmente realizado para identificar a anemia falciforme.

Postagens relacionadas: