Como diagnosticar edema agudo de pulmão?

Índice

Como diagnosticar edema agudo de pulmão?

Como diagnosticar edema agudo de pulmão?

O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão. Quando não diagnosticado e tratado com rapidez, o edema pulmonar pode ser fatal.

Como identificar edema pulmonar?

Os principais sintomas de edema pulmonar agudo, além da elevada dificuldade para respirar, podem incluir:

  1. Chiado ao respirar;
  2. Coração acelerado;
  3. Suores frios;
  4. Dor no peito;
  5. Palidez;
  6. Pontas dos dedos azuladas ou arroxeadas;
  7. Lábios roxos.

Como deve ser o primeiro atendimento ao paciente com edema agudo de pulmão?

A abordagem ao paciente com edema agudo de pulmão deve seguir conforme o seguinte perfil hemodinâmico:

  1. Pacientes com > 140 mmHG: VNI, Nitroglicerina venosa; Evitar diuréticos;
  2. Pacientes com 100-140 mmHg: VNI, Diuréticos e nitratos;
  3. Pacientes com < 100 mmHg: Inotrópicos e vasopressores podem ser usados.

Quais são os sinais e sintomas do EAP?

O EAP é uma doença de diagnóstico eminentemente clínico. Os sinais e sintomas característicos são dispnéia intensa, ortopnéia, tosse, escarro cor de rosa e espumoso. Em geral o paciente apresenta-se ansioso, agitado,sentado com membros inferiores pendentes e utilizando intensamente a musculatura respiratória acessória.

O que causa EAP?

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Na prática, um paciente com EAP tem os seus alvéolos cheios de água e comporta-se como se estivesse se afogando.

Como é a morte por edema pulmonar?

Edema pulmonar agudo Acontece quando os pulmões se enchem de líquido proveniente dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sistema respiratório entre em colapso. Esse processo dificulta a respiração e causa ao paciente a sensação de que está se afogando. O quadro é extremamente grave e pode levar à morte rapidamente.

Como é tratado edema pulmonar?

Trata-se de um quadro de alta mortalidade, se não tratado a tempo. No tratamento do edema pulmonar, a primeira medida é eliminar líquido do corpo e baixar a pressão intrapulmonar. Para isso, geralmente, é prescrito um medicamento diurético que colabora também com a melhora da capacidade de bombeamento do coração.

Qual posição para pacientes com edema agudo de pulmão?

O paciente geralmente permanece sentado, com as mãos apoiadas no leito, fácies angustiada, pálido ou cianótico com sudorese abundante. À ausculta pulmonar ouvem- se estertores difusos em ambos os hemitórax, que, juntamente com os demais dados do exame físico e a história clínica, torna possível detectar a causa.

Qual a melhor posição para um pacientes com edema agudo de pulmão?

Posicionar o paciente em Trendelemburg. Colocar o paciente em posição ereta, com os membros superiores estendidos ao longo do corpo.

Qual o mecanismo do edema do pulmão?

O edema do pulmão possui o mesmo mecanismo fisiopatológico de qualquer edema em nosso corpo, surgindo sempre que há extravasamento de água dos vasos sanguíneos para algum tecido.

Quais são os principais sintomas de edema pulmonar agudo?

Os principais sintomas de edema pulmonar agudo, além da elevada dificuldade para respirar, podem incluir: Lábios roxos.

Como realizar o exame de edema pulmonar?

Em seguida, o especialista poderá solicitar a realização de alguns exames específicos para diagnosticar seu caso como de edema pulmonar ou, ainda, para eliminar possíveis outras causas. Veja:

Como é feita a fisioterapia para edema pulmonar agudo?

A fisioterapia respiratória para edema pulmonar agudo deve ser feita por um fisioterapeuta e, normalmente, é iniciada quando a pessoa está internado e com os sintomas controlados, servindo para melhorar gradualmente os níveis de oxigênio no organismo. Saiba mais sobre como é feita a fisioterapia respiratória.

Postagens relacionadas: