Como se usa o predicado nominal?
Como se usa o predicado nominal?
O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito. Note que o predicativo do sujeito é sempre o núcleo do predicado nominal.
Qual a função do predicado nominal?
Sua função na frase é declarar algo sobre a ação do sujeito. Além do predicado nominal, há outros tipos: o predicado verbal (o núcleo é um verbo) e o predicado verbo-nominal (formado por dois núcleos: um nome e um verbo). Confira abaixo algumas frases com predicado nominal.
Qual o nome de um predicado?
Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Ele continua atencioso comigo. (núcleo: atencioso) Ao mesmo tempo que indica ação do sujeito, esse tipo de predicado informa sua qualidade ou estado, sendo constituído por dois núcleos: um nome e um verbo.
Quais são os três tipos de predicado?
Conheça os três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal. Saiba as características de cada um deles, suas relações com o sujeito da ação e confira exemplos de frases. Teste também seus conhecimentos com alguns exercícios de vestibular.
Qual o predicado dessa oração?
O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal. É importante observar que o predicado dessa oração poderia ser desdobrado em ...