Como encontrar o complemento nominal numa frase?
Índice
Como encontrar o complemento nominal numa frase?
Para saber quem é o objeto direto, perguntamos ao verbo: “o quê?”: “Têm o quê?” Necessidade. E para encontrar o complemento nominal, basta perguntar ao objeto direto “de quê?”: “As pessoas têm necessidade de quê?”.
Quais são os verbos que pedem complemento?
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Qual a diferença entre o complemento nominal e o objeto indireto?
Tendo em vista que o complemento nominal e o objeto indireto assemelham-se pelo uso da preposição, explique a diferença que há entre ambos no que se refere às suas funções. a – Marcos sempre foi leal com seus amigos. b – Algumas empresas determinaram uma limitação dos lucros.
Como fazer a ligação do verbo com o complemento?
«A ligação do verbo com o seu complemento, isto é, regência verbal, pode fazer-se: a) directamente, sem uma preposição intermédia, quando o complemento é ojecto directo. b) indirectamente, mediante o emprego de uma preposição, quando o complemento é ojecto indirecto.»
Quais são os complementos verbais?
Os complementos verbais, como o próprio nome indica, ligam-se a verbos transitivos para tornar completo o seu sentido. Observe a oração abaixo: Eu comprei uma casa. Nessa oração, é possível perceber que, se nós interrompermos o enunciado no verbo, ele pedirá uma informação maior.
Por que precisamos de complementos na língua portuguesa?
Existem algumas palavras na língua portuguesa que necessitam de complementospara serem compreendidas adequadamente. É o exemplo da palavra “necessidade”: “Tenho necessidade de um médico.”. Como podemos ver acima, a palavra necessidade está sendo completada pelas palavras “um médico”. Esse termo é chamado de Complemento Nominal, ...