Como acolher os imigrantes na escola?
Índice
- Como acolher os imigrantes na escola?
- Como ajudar um aluno estrangeiro na escola?
- Como acolher os imigrantes?
- Como planejar ações de acolhimento e aprendizagem para imigrantes?
- Como foi a chegada dos imigrantes no Porto de Santos?
- Que outras ideias vocês poderiam apresentar para integrar os alunos estrangeiros?
- O que poderia ser feito para melhorar o acesso à educação das crianças e dos jovens refugiados no Brasil?
- Por que devemos acolher os refugiados?
- Como os imigrantes são acolhidos no Brasil?
- O que são ações de acolhimento?
- Quem são os maiores aliados dos alunos migrantes?
- Quem não desconhece o entorno da escola?
- Por que a escola tem papel privilegiado com o novo país?
- Qual a quantidade expressiva de migrantes e refugiados?
Como acolher os imigrantes na escola?
Levar o aluno pessoalmente para conhecer as dependências da escola, apresentá-lo às outras crianças, aos professores, funcionários e gestores é uma bela maneira de recepcionar um imigrante. Durante todo o processo, a instituição deve ser um lugar que valoriza a diversidade.
Como ajudar um aluno estrangeiro na escola?
Dicas para receber alunos estrangeiros
- Realize uma boa pesquisa cultural. ...
- Garanta uma recepção tranquila ao estudante. ...
- Aproxime-se dos pais e dos responsáveis. ...
- Auxilie ao máximo no processo de adaptação cultural. ...
- Tenha paciência com o novo aluno.
Como acolher os imigrantes?
Pensando nisso, trouxemos algumas maneiras de ajudar os refugiados, mesmo sem sair do país.
- Hospede refugiados e requerentes de asilo em sua casa. ...
- Seja voluntário em sua comunidade. ...
- Ajude os refugiados a se integrar em uma nova cultura. ...
- Incentive sua universidade a oferecer bolsas para refugiados. ...
- Empregue os refugiados.
Como planejar ações de acolhimento e aprendizagem para imigrantes?
A escrita de carta de boas vindas, debates, saraus, festas, exi- bição de filmes etc, são algumas ações que podem colaborar com o processo de adaptação. replicar preconceitos em relação aos estudantes imigrantes. Outro ponto que deve ser evitado é a romantização da situação do estudante.
Como foi a chegada dos imigrantes no Porto de Santos?
A chegada a Santos do navio Kasato-Maru, em 18 de junho de 1908, com os primeiros 781 imigrantes japoneses para trabalhar nas fazendas de café de São Paulo, deu início a uma história que aproximaria para sempre santistas e japoneses. Hoje, no Brasil, são 1,5 milhão de descendentes.
Que outras ideias vocês poderiam apresentar para integrar os alunos estrangeiros?
Algumas possibilidades para isso são: a adaptação do currículo, utilizando mais exemplos visuais e menos formais; o oferecimento de aulas próprias para ensino do português para estrangeiros, que podem ser inseridas no currículo comum do estudante ou oferecidas no contraturno, através da contratação de profissionais ...
O que poderia ser feito para melhorar o acesso à educação das crianças e dos jovens refugiados no Brasil?
Ações como a criação de bolsas específicas para estudantes refugiados e migrantes participarem de projetos de pesquisa, ensino e extensão de docentes nas mais variadas áreas da formação, bem como de monitoria para estudantes contribuírem para a facilitação e acessibilidade linguística já foram estabelecidas agora em ...
Por que devemos acolher os refugiados?
Segundo ele, a questão de regras e normas precisa ser levada a sério, pois a cultura da maioria dos refugiados é incompatível com as noções de cultura que o Ocidente tem. Assim, a solução para a crise dos refugiados passa pelo problema da tolerância. ... Segundo, devemos insistir na tolerância.
Como os imigrantes são acolhidos no Brasil?
No Brasil, temos uma Convenção dos Refugiados, de 1951, e uma a Lei 9.474, de 1997, que o regulamenta e dá diretrizes ao CONARE, um órgão especialmente criado para processar e garantir a recepção desses refugiados no país.
O que são ações de acolhimento?
O Acolhimento é a primeira prática protagonista dos estudantes. Os estudantes são acolhidos por outros estudantes e recebem as primeiras orientações sobre o funcionamento da escola. Trata-se de um momento de integração com o espaço da escola, seus funcionários e colegas.
Quem são os maiores aliados dos alunos migrantes?
A diretora Cibele Araújo Racy conta que os alunos são seus maiores aliados em fazer a adaptação dos alunos migrantes. “Todo começo de ano chamamos as crianças mais velhas para planejar com os professores as atividades. Elas contam o que mais gostaram de fazer e os lugares que temos que ir mais vezes”.
Quem não desconhece o entorno da escola?
“As crianças tinham uma ideia muito negativa da África e eu comecei a mostrar que não era como eles imaginavam”, conta. Além de alunos de outros países como sírios, marroquinos, chineses e colombianos, há estudantes também de outras regiões do Brasil, como do Nordeste, que igualmente desconhecem o entorno da escola.
Por que a escola tem papel privilegiado com o novo país?
Por ser o principal ponto de contato da criança estrangeira com o novo país, a escola tem um papel privilegiado na sua inserção na cultura local. Isso porque todo imigrante passa pelo que os especialistas chamam de estresse de aculturação.
Qual a quantidade expressiva de migrantes e refugiados?
Nos últimos anos, o Brasil tem recebido uma quantidade expressiva de migrantes e refugiados, dentre eles, muitas crianças – situação que vem exigindo uma resposta das escolas.