Como testar um transistor no circuito?
Índice
- Como testar um transistor no circuito?
- Como medir um transistor bipolar?
- Como testar FET na placa?
- Como podemos testar um transistor BJT?
- Como identificar o emissor e coletor de um transistor?
- Como medir o ganho de um transistor?
- Como testar MOSFET Canal N na placa?
- Quais são as marcações dos transistores?
- Quais são os transistores?
- Qual o número de série do transistor?
- Como é preciso ser um engenheiro elétrico para identificar um transistor?
Como testar um transistor no circuito?
Ouça em voz altaPausarRemova a ponta de prova preta e conecte a ponta de prova vermelha a um dos terminais. Conecte a ponta de prova preta a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor PNP).
Como medir um transistor bipolar?
Ouça em voz altaPausarCom o multímetro digital ajustado na escala de teste de diodos, verifique todas as junções do transistor, direta e indiretamente. Como neste tipo transistor a base é do tipo P, este é o único terminal que irá conduzir para os outros dois terminais, quando estiver com a ponta de prova vermelha conectada a ele.
Como testar FET na placa?
Ouça em voz altaPausarAjuste o multímetro para a função “diodo” e depois conecte as pontas conforme a figura abaixo. Se o multímetro medir um valor entre 0,3V e 0,7V no sentido direto e OL. Ou 1—- no sentido reverso, está indicando que o MOSFET está bom. O próximo passo é verificar se o MOSFET está acionando (ligando e desligando).
Como podemos testar um transistor BJT?
Ouça em voz altaPausarPara testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.
Como identificar o emissor e coletor de um transistor?
Ouça em voz altaPausar1. Meça a resistência entre os terminais do transistor, dois a dois, invertendo a posição da ponta de prova, conforme mostra a figura 1. Os dois terminais em que a resistência for alta nos dois sentidos já permite identificar o coletor e o emissor. Isso significa que, o terminal que sobrou é com certeza a base.
Como medir o ganho de um transistor?
Ouça em voz altaPausarPara verificar o ganho, o que fazemos é ligar o instrumento em série com o coletor e aplicar à base uma corrente de intensidade conhecida, através de um resistor. Medimos então a corrente de coletor e como conhecemos a corrente de base, podemos calibrar a escala do instrumento diretamente em termos de ganho.
Como testar MOSFET Canal N na placa?
Como testar um Mosfet canal N
- Coloque a ponta positiva (+) do multímetro no Dreno (centro).
- Coloque a ponta negativa (-) do multímetro no Source, o ponteiro do multímetro deverá conduzir e indicar 0. Caso não haja a deflexão do ponteiro (não conduzir), o MOSFET estará em ABERTO.
Quais são as marcações dos transistores?
As marcações vem na seguinte oredem: 1ª LETRA, 2ª LETRA, 3ª LETRA, NUMERO DE SERIE e SUFIXO. A primeira letra indica o tipo de material: É quase inútil citar que a maiorias dos transistores começam com um B, em todo caso, sempre serve para alguém, a segunda letra indica a aplicação do dispositivo:
Quais são os transistores?
Transistores são comumente usados como interruptores ou amplificadores de corrente. Você pode testar um transistor com um multímetro que tenha uma função para teste de diodos. Um transistor é basicamente 2 diodos que compartilham uma extremidade. A extremidade compartilhada chama-se base e as outras 2 extremidades são chamadas de emissor e coletor.
Qual o número de série do transistor?
O número de série começa em 100 e vai até 9999, o sufixo indica o agrupamento de ganho, igual ao tipo JEDEC. Alguns fabricantes colocam no código dos transistores seus próprios códigos por razões comerciais ou para enfatizar alguma aplicação especial, os prefixos principais usados são:
Como é preciso ser um engenheiro elétrico para identificar um transistor?
Não é preciso ser um engenheiro elétrico para identificar um transistor -- use o número de série e uma tabela de identificação para a substituição. Existem dois tipos de transistores: transistores de intensificação aumentam a tensão para um dispositivo e os de decréscimo diminuem a tensão.