Como identificar uma taquicardia ventricular no eletrocardiograma?
Índice
- Como identificar uma taquicardia ventricular no eletrocardiograma?
- O que é uma taquicardia ventricular?
- O que é taquicardia ventricular não sustentada?
- O que é taquicardia ventricular Monomórfica sustentada?
- O que significa a sigla FV?
- O que pode causar taquicardia ventricular?
- Porque o taquicardia acontece?
- Quais os tipos de ritmo cardíaco?
- Qual a conduta para fibrilação ventricular?
- Quais são as causas da taquicardia ventricular?
- Como detectar a taquicardia ventricular?
- Qual a diferença entre a taquicardia ventricular e a polimórfica?
- Quais são os sinais de taquicardia supraventricular?
Como identificar uma taquicardia ventricular no eletrocardiograma?
Pontos-chave
- Qualquer taquicardia com complexo aumentado (QRS ≥ 0,12 segundos) deve ser considerada taquicardia ventricular até que se prove o contrário.
- Deve-se desfibrilizar pacientes que não têm pulso.
- Pode-se tentar cardioversão sincronizada ou antiarrítmicos se o paciente está estável.
O que é uma taquicardia ventricular?
Taquicardia ventricular é um ritmo cardíaco iniciado nos ventrículos (câmaras inferiores do coração) e produz uma frequência cardíaca de pelo menos 120 batimentos por minuto (a frequência cardíaca normal costuma ser de batimentos por minuto).
O que é taquicardia ventricular não sustentada?
A taquicardia ventricular não sustentada por definição são três ou mais batimentos consecutivos com uma frequência cardíaca maior que 100 bpm, que ultrapasse 30 segundos.
O que é taquicardia ventricular Monomórfica sustentada?
A taquicardia ventricular sustentada (TVS) é definida como um evento com um mínimo de três complexos ventriculares, com duração superior a 30 segundos e/ou acompanhada de instabilidade hemodinâmica. 1,2 Pode estar presente em coração aparentemente normal ou com cardiopatia estrutural.
O que significa a sigla FV?
Fibrilação ventricular causa tremor descoordenado do ventrículo sem contrações úteis. Acarreta síncope imediata e morte em minutos. O tratamento é a reanimação cardiopulmonar, incluindo desfibrilação imediata.
O que pode causar taquicardia ventricular?
A taquicardia ventricular pode acontecer em decorrência de: Alguma lesão do miocárdio, seja ela discreta ou evidente. Um episódio prévio de miocardite (inflamação do miocárdio) Infarto agudo do miocárdio.
Porque o taquicardia acontece?
Taquicardia é um aumento da frequência cardíaca, mais de 100 batidas por minuto, que pode tanto começar nas câmaras inferiores do coração (ventrículos) quanto nas câmaras superiores (átrios). Com estes ritmos elevados, o coração não consegue bombear eficientemente o sangue rico em oxigênio para o resto do seu corpo.
Quais os tipos de ritmo cardíaco?
Os ritmos encontrados em uma Parada Cardíaca são: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular sem pulso, Assistolia, Atividade Elétrica sem Pulso (AESP). Fibrilação Ventricular (FV) é um ritmo caótico que se inicia nos ventrículos.
Qual a conduta para fibrilação ventricular?
A fibrilação ventricular deve ser tratada com emergência extrema. A reanimação cardiopulmonar (RCP) deve ser iniciada o mais rápido possível. Uma desfibrilação (aplicação de choque elétrico no tórax) deve ocorrer tão logo um desfibrilador esteja disponível.
Quais são as causas da taquicardia ventricular?
Segue abaixo algumas causas importantes para a manifestação da Taquicardia ventricular: 1 Lesão do miocárdio sendo de forma discreta ou evidente. 2 Episódio já existente de miocardite. 3 Cardiopatia alcoólica. 4 Doença de chagas. 5 Infarto agudo referente ao miocárdio. 6 Possuir Síndrome de Brugada. 7 Miocardiopatia hipertrófica. More ...
Como detectar a taquicardia ventricular?
Algumas vezes, a taquicardia ventricular causa poucos sintomas, mesmo com frequências de até 200 batimentos por minuto, mas não deixa de ser extremamente perigosa. O diagnóstico é feito pelo cardiologista com base no exame de eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, ressonância magnética cardíaca ou cateterismo cardíaco.
Qual a diferença entre a taquicardia ventricular e a polimórfica?
Também pode ser separada como monomórfica ou como polimórfica. A Taquicardia ventricular Não Sustentada Monomórfica é um tipo de Taquicardia ventricular na qual cada batimento cardíaco se parece muito com o outro em um exame de eletro.
Quais são os sinais de taquicardia supraventricular?
Sinais e sintomas de taquicardia supraventricular podem incluir: 1 Uma vibração no seu peito 2 Batimento cardíaco rápido (palpitações) 3 Falta de ar 4 Tontura ou tontura 5 Suando 6 Uma sensação de batida no pescoço 7 Desmaio (síncope) ou quase desmaio More ...