O que são palavras polissemia?

Índice

O que são palavras polissemia?

O que são palavras polissemia?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

O que é polissemia cite 2 exemplos?

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

O que são palavras Monossemicas?

Significado de Monossêmico adjetivo [Linguística] Relativo a monossemia, que apresenta somente um único significado, por oposição ao que é polissêmico (com múltiplos significados): vocábulo monossêmico, análise monossêmica. Etimologia (origem da palavra monossêmico). Monossemia + ico.

Quais palavras são exemplos de Paronimos?

Exemplos de Palavras Parônimas

  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar);
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico);
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo);
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento);
  • Coro (música) e couro (pele animal);

O que são ambiguidade é polissemia?

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

Qual o significado da palavra polissemia?

Língua Portuguesa. Polissemia. ... A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?

Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado. A polissemia também se diferencia da homonímia, que consiste em palavras que têm a mesma pronúncia e/ou grafia, mas significados diferentes, como as palavras “acento” (sinal gráfico) e “assento” (lugar onde sentar).

Qual a diferença entre os termos polissêmicos e os homônimos?

A diferença entre os termos polissêmicos e os homônimos é que a sua origem etimológica, além da ideia que expressam, são diferentes. Estava uma fila enorme no banco por causa do dia do pagamento dos trabalhadores. Joana sentou no banco da praça para terminar de ler seu livro. Se você não tiver dinheiro, eu banco nossa viagem ao exterior.

Postagens relacionadas: