Onde se localiza a hérnia inguinal?
Índice
- Onde se localiza a hérnia inguinal?
- Como identificar uma hérnia na virilha?
- Quem tem hérnia inguinal?
- Como a hérnia inguinal surge?
- Qual exame é feito para detectar hérnia?
- Qual o exame para detectar hérnia umbilical?
- Quais são as hérnias inguinais?
- Como reconhecer a hérnia inguinal?
- Como saber se tem uma hérnia?
- Como solicitar um exame de imagem de hérnia inguinal?
Onde se localiza a hérnia inguinal?
Uma hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. A pessoa apresenta uma protuberância indolor na virilha ou escroto.
Como identificar uma hérnia na virilha?
Os sintomas da hérnia inguinal são:
- Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
- Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
- Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
- Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.
Quem tem hérnia inguinal?
A hérnia inguinal é a protrusão de uma pequena porção do intestino, de gordura intrabdominal ou de outros órgãos pela parede abdominal. Isso acontece em função de um enfraquecimento da musculatura, o que permite essa projeção, mais comumente em homens, na região da virilha.
Como a hérnia inguinal surge?
A hérnia inguinal ocorre quando há passagem do conteúdo abdominal através de um orifício na parede abdominal, na região da virilha, onde fica o canal inguinal. O principal sintoma dessa hérnia é o surgimento de uma protuberância na região da virilha.
Qual exame é feito para detectar hérnia?
Um bom exame físico é o suficiente para a identificação de uma hérnia de parede abdominal, porém a ecografia e tomografia de parede abdominal podem ajudar o diagnóstico.
Qual o exame para detectar hérnia umbilical?
O exame da região abdominal é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia umbilical em quase todos pacientes. Quando identificada nesse exame, não há necessidade de fazer avaliações complementares. Em casos extremos, principalmente em obesos mórbidos, exames como ultrassonografia e tomografia podem ser úteis.
Quais são as hérnias inguinais?
As hérnias inguinais geralmente são de simples diagnóstico para médicos, com a cirurgia se constituindo no principal tratamento. Apesar de raramente oferecem riscos de vida, há chance de certas complicações ocorrerem se não houver intervenção médica.
Como reconhecer a hérnia inguinal?
Aprenda como reconhecer os sinais de uma hérnia inguinal, como tratá-la, se recuperar da condição e evitar que aconteça. Olhe no espelho e verifique se há sinais de hérnia. Tire toda a roupa abaixo da cintura e olhe-se no espelho, colocando dois dedos sobre a área que acha que pode estar sendo afetada.
Como saber se tem uma hérnia?
Assim, a hérnia é, grosseiramente comparando, um saco com um pequeno buraco pelo qual o conteúdo, como num frasco ou numa lata, escapa. Pelo fato de ter diferentes causas, é importante saber como verificar se você tem uma hérnia para evitar mais complicações.
Como solicitar um exame de imagem de hérnia inguinal?
Quando esse abaulamento é muito pequeno e pouco perceptível, o médico cirurgião pode solicitar exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia e até mesmo a ressonância. O ultrassom é o exame de hérnia inguinal mais comum e de menor custo ao paciente que não é assistido por um convênio médico.