Como acabar com a curva do esquecimento?

Como acabar com a curva do esquecimento?
Para desmontar a Curva do Esquecimento você precisa revisar as informações da maneira correta e no momento certo. A revisão é apenas um dos três pilares para um estudo eficiente. Ela precisa ser complementada com estudo de teoria e prática de exercícios.
O que deve ser feito pelo estudante para evitar a curva de esquecimento?
As revisões periódicas devem ser feitas de forma planejada, para garantir a queda do efeito da curva de esquecimento. Idealmente, você deve fazer a primeira revisão do que estudou dentro de 24 horas após o estudo do conteúdo.
Como funciona a curva do esquecimento?
A curva do esquecimento ocorre porque o cérebro entende que não é preciso registrar informações que não são usadas. Ou seja, quanto menos aquele conteúdo for visto, menos relevante ele se torna para o cérebro. Logo, é essencial estimular a memória ao longo do tempo para não descartar a informação estudada.
Porque os alunos esquecem a maior parte do que estudam?
Você já parou para pensar porquê os alunos esquecem tão rápido um conteúdo que acabaram de aprender? Isso acontece devido a curva do esquecimento, fenômeno natural que nos leva a esquecer mais de 50% das informações que retemos em um curto período de tempo.
O que é a curva de aprendizado?
Curvas de Aprendizagem (em inglês, Learning Curve) são representações matemáticas utilizadas para verificar o desempenho de trabalhadores quando submetidos a tarefas repetitivas.