O que o Naveteiro faz?

O que o Naveteiro faz?
É o acólito ou seja o naveculario responsável por segurar a naveta cujo objeto serve como um recipiente dos incensos à serem postos no turibulo.
Em quais missas se usa o turíbulo?
Por outro lado, o turíbulo é um vaso suspenso por pequenas correntes, usado nas Igrejas para nele queimar-se o incenso. Então, agora, partiremos para a utilização deles na Santa Missa. A missa é composta por muitos momentos. Ela é dividida em duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
Quem pode levar o Evangeliário?
Na procissão de entrada, na Missa, o Evangeliário pode ser transportado, solenemente, por um diácono ou outro ministro, que o deixa sobre o altar, fechado.
O que é Turibulo e naveta?
Uma naveta é um objeto litúrgico, em forma de barco, utilizada para o transporte do incenso destinado a ser queimado no turíbulo em cerimónias religiosas de igrejas cristãs. As navetas são, em regra, construídas em prata.
O que é Turiferário?
substantivo masculino Aquele que, nas cerimônias da igreja, leva o turíbulo.
Quando é usado o incenso na missa?
Igreja Católica Dessa forma, o propósito primígeno do uso do incenso na missa é simbolizar as orações dos fiéis se elevando a Deus. Ou seja, o uso do incenso é um símbolo de oração.
O que significa a palavra Incensação?
1. Defumar com incenso. 2. [Figurado] Adular; enganar.
Quem pode usar o Missal Romano?
O Missal Romano é o livro usado nas missas de rito romano para as leituras próprias do celebrante (um clérigo). ... Ele contém vários tipos de orações eucarísticas.
Como proceder com o Evangeliário?
Uso. Sua entrada, no começo da Missa, é bem solene, geralmente é trazido por um Diácono ou, na falta desse, um leitor. Antes da proclamação do Evangelho, é mantido no centro do Altar.