Como colocar prestador de serviço MEI na sefip?

Índice

Como colocar prestador de serviço MEI na sefip?

Como colocar prestador de serviço MEI na sefip?

Como cadastrar um Prestador de Serviço MEI, somente com incidência do INSS patronal?

  • Categoria SEFIP: selecione '13- Trabalhador autônomo com contribuição sobre remuneração';
  • Tipo: selecione 'Autônomo Microempreendedor individual';
  • Salário: Não é necessário informar remuneração, a mesma será lançada por RPA;

Quem contrata MEI deve recolher INSS patronal?

Não aplica retenção (11%) para quaisquer serviços prestados por MEI. A empresa contratante recolherá os 20% da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) sobre os serviços do MEI, mas somente se o serviço prestado for de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.

Como informar MEI na folha de pagamento?

Caso o MEI tenha contador que seja responsável pela folha de pagamento e preenchimento do eSocial, este precisará de procuração eletrônica para prestar as informações em nome do MEI. A procuração eletrônica pode ser cadastrada gratuitamente no e-CAC da Receita Federal.

Qual a categoria sefip para MEI?

3 - A empresa que contratar o MEI como autônomo nas atividades de serviços de hidráulica, pintura, eletricidade, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos deverá recolher 20% da Parte Empresa normalmente na sua GPS, e deverá incluí-lo em Sefip, provavelmente com a Categoria Sefip 13.

Quando informar MEI na GFIP?

Quando o MEI não tiver informações relativas aos recolhimentos para o FGTS e para o INSS em uma competência (sem registro de empregado ou sem pagamento de remuneração), deverá elaborar a GFIP com indicativo de Ausência de Fato Gerador (Sem Movimento) código “115”.

Como declarar o MEI quando incide INSS patronal?

Quando o MEI presta serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos, a empresa tomadora do serviço deve recolher 20% de INSS patronal e informar o prestador na GFIP. O MEI será informado na GFIP com CPF e NIS, e não com o CNPJ conforme a nota fiscal emitida.

O que é INSS patronal e quando deve ser recolhido?

O INSS patronal é um tributo pago por toda empresa para o financiamento da Previdência Social, responsável pela garantia de direitos a trabalhadores como aposentadoria e auxílios previdenciários. O imposto é obrigatório e o não pagamento gera multas para a empresa.

Como cadastrar MEI no sistema domínio?

Como cadastrar empresas MEI - Microempreendedor Individual?

  1. Acesse o menu CONTROLE, submenu PARÂMETROS;
  2. Na guia GERAL, subguia E-SOCIAL, opção GERAL;
  3. No campo CLASSIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA, selecione a opção 'Micro Empreendedor Individual - MEI';
  4. Preencha os demais campos conforme as definições da empresa;

Como fazer Folha do MEI no Esocial?

O acesso ao sistema deve ser feito através do endereço https://login.esocial.gov.br. O usuário do módulo WEB MEI poderá utilizar Código de Acesso ou Certificado Digital.

Postagens relacionadas: