O que são as expressões Partitivas em uma oração e como deve ser feita a concordância nominal nesse caso?
Índice
- O que são as expressões Partitivas em uma oração e como deve ser feita a concordância nominal nesse caso?
- O que é uma expressão Partitiva?
- Quais são as expressões Partitivas?
- O que são expressões Partitivas exemplos?
- O que é concordância nominal exemplo?
- O que é concordância verbal Brainly?
- O que são expressões quantitativas?
- O que é partícula Partitiva?
- Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica?
- O que é a concordância verbal?
- Quais as gramáticas que aceitam esta concordância?
- Qual a concordância com a expressão que é especificada?
- Qual a concordância com a população?
- Qual é o calo da concordância?
O que são as expressões Partitivas em uma oração e como deve ser feita a concordância nominal nesse caso?
A regra geral de concordância verbal é que o verbo deve concordar com o sujeito, em número (singular/plural) e pessoa (1a. , 2ª. Esse é o caso da concordância em orações em que há expressões partitivas, como “a maioria”, “a minoria”, “grande parte de”, “mais da metade”. ...
O que é uma expressão Partitiva?
# Expressões partitivas – A formação se dá pelo sujeito constituído por uma expressão que denota “parte de algo” (a metade de, a maior parte de, grande parte de, a maioria de), seguida de um substantivo ou pronome no plural: O verbo poderá ser grafado tanto no singular quanto no plural.
Quais são as expressões Partitivas?
- Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.
O que são expressões Partitivas exemplos?
Expressões partitivas Nos casos em que o sujeito é formado por uma expressão partitiva (a maioria, parte de, metade de, a maior parte de) seguido de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar tanto no plural quanto no singular. ex¹: A maioria dos deputados são a favor da proposta.
O que é concordância nominal exemplo?
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.
O que é concordância verbal Brainly?
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará.
O que são expressões quantitativas?
Palavras como tira, pedaço, bocado, porção, dose, pinga são consideradas parte integrante de expressões quantitativas nominais («uma tira de veludo», «um pedaço de tecido», «uma dose de arroz», etc.).
O que é partícula Partitiva?
A partícula partitiva indica uma parte de uma quantidade ou nenhuma quantidade. Ele substitui nomalmente: 'de alguma coisa'.
Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica?
5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo. Exemplos: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação.
O que é a concordância verbal?
Concordância verbal e nominal faz o estudo da harmonia existente entre os elementos de uma oração. A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo.
Quais as gramáticas que aceitam esta concordância?
No entanto, são muitas as gramáticas que atualmente aceitam este tipo de concordância, feita com a expressão nominal mais próxima do verbo. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Qual a concordância com a expressão que é especificada?
1 Há gramáticos que não consideram (e até contestam) a concordância com a expressão que é especificada e que se encontra no plural (p. ex., «dos inquiridos» em «metade dos inquiridos»), como acontece com José Neves Henriques nesta resposta.
Qual a concordância com a população?
Mas esse tipo de núcleo, por transmitir uma ideia partitiva (57% significa 57 partes de um total de 100), permite que a concordância seja feita com ele ou com seu determinante. Em outras palavras: pode-se concordar com “57%” (que é plural) ou com “da população” (que é singular). Por isso, as duas construções estão corretas!
Qual é o calo da concordância?
Ops! Trata-se de um calo da concordância. Olho vivo nas expressões partitivas: parte de, uma porção de, o resto de, a metade de, a maioria de. Quando elas são seguidas de substantivo ou pronome no plural – e só assim – o verbo se esbalda.