Como se define a pleiotropia?

Índice

Como se define a pleiotropia?

Como se define a pleiotropia?

Ouça em voz altaPausarA Pleiotropia é a denominação utilizada para definir o estado de um gene, quando esse possui mais de uma atuação sobre o fenótipo, ou seja, é um mecanismo genético controlador de várias características a partir da expressão de um único gene.

Porque acontece a pleiotropia?

Ouça em voz altaPausarPleiotropia ocorre quando um par de alelos condiciona mais de um caráter. Assim, um único gene controla diversas características do fenótipo que em alguns casos não estão relacionadas.

Quais as doenças podem ser causadas por genes Pleiotrópicos?

Ouça em voz altaPausarNos humanos, constituem exemplos de pleiotropia a síndrome de Laurence-Moon-Biedl, caracterizada por obesidade, demência e hipoplasia genital e a síndrome de Marfan, na qual o indivíduo apresenta aracnodactilia (dedos longos e com imagem radiográfica que lembra uma teia de aranha), defeitos cardíacos e malformações ...

Qual a diferença entre pleiotropia e interação gênica dê exemplos?

Ouça em voz altaPausarEnquanto a interação gênica ocorre pela colaboração de dois ou mais genes para o surgimento de uma determinada característica, a pleiotropia atua de forma inversa. Nela diversas características são condicionadas com base em um único gene. Um exemplo de pleiotropia pode ser observado na espécie humana.

O que é pleiotropia dê exemplos de genes Pleiotrópicos em humanos?

Ouça em voz altaPausarA cor vermelha e a produção dessas substâncias são determinadas por um único gene, sendo, portanto, um caso de pleiotropia. Na espécie humana, podemos citar a fenilcetonúria e a anemia falciforme como exemplos de pleiotropia.

Quais os tipos de mutações na pleiotropia?

Ouça em voz altaPausarHá dois tipos de mutação, a gênica e a cromossômica. A mutação gênica é uma alteração no gene devido a mudanças na frequência das bases nitrogenadas do DNA. A mutação cromossômica (aberração cromossômica) é uma mudança no número ou na estrutura dos cromossomos.

Por que a anemia falciforme é considerada como um caso de pleiotropia?

Ouça em voz altaPausarIsso ocorre devido à uma mutação no gene responsável pela codificação da enzima fenilalanina hidroxilase (FAH), de modo que o aminoácido fenilalanina não é quebrado e torna-se tóxico devido ao índice elevado no organismo.

O que é pleiotropia Brainly?

Ouça em voz altaPausarExplicação:Pleiotropia (do grego, pleion = mais numeroso e tropos = afinidade) é o fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo. A pleiotropia mostra que a ideia mendeliana, de que cada gene afeta apenas uma característica, nem sempre é valida.

Como um gene Pleiotropico pode causar a anemia falciforme?

Ouça em voz altaPausarUm indivíduo que recebe apenas um gene alterado apresenta o traço falciforme, mas não desenvolve a doença, entretanto esse gene alterado pode ser transmitido aos seus descendentes. Os portadores da anemia falciforme apresentam hemácias em forma de foice, o que dificulta a sua passagem através dos vasos sanguíneos.

Qual o gene responsável pela pleiotropia?

Ouça em voz altaPausarUm exemplo clássico de pleiotropia é a fenilcetonúria. A mutação em um único gene que codifica a enzima chamada Fenilalanina hidroxilase (FAH), presente no fígado e necessária para o metabolismo da fenilalanina, causa múltiplos efeitos, como: Incapacitação mental.

Postagens relacionadas: