Como acontece a contração do músculo cardíaco?
Índice
- Como acontece a contração do músculo cardíaco?
- O que é contração do miocárdio?
- Como é chamada a contração do músculo cardíaco?
- Como é a contração do músculo estriado cardíaco?
- Quando o coração se contrai?
- Como ocorre a propagação do impulso nervoso cardíaco?
- Quais os elementos químicos que fazem a contração do miocárdio?
- Como é composto o miocárdio?
- Como funciona o miocárdio?
- Quem é responsável pelo infarto do miocárdio?
- Como funciona o músculo cardíaco?
- Quais são as consequências da miocardite?
Como acontece a contração do músculo cardíaco?
A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta. Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos.
O que é contração do miocárdio?
A contração do miocárdio é iniciada por um potencial de ação, ou seja, uma corrente elétrica que causa a liberação de cálcio que estava estocado no retículo endoplasmático para o citoplasma das células.
Como é chamada a contração do músculo cardíaco?
A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos.
Como é a contração do músculo estriado cardíaco?
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
Quando o coração se contrai?
Quando o ventrículo direito está quase cheio, o átrio direito se contrai, enviando sangue adicional para o ventrículo direito, que se contrai em seguida. Essa contração fecha a válvula tricúspide e impulsiona o sangue pela válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que irrigam os pulmões.
Como ocorre a propagação do impulso nervoso cardíaco?
O impulso é propagado pelos átrios através do sistema de Purkinje provocando sua contração. Centésimos de segundos depois, o impulso atinge o nó AV, que retarda o impulso para que os átrios forcem a passagem de sangue para os ventrículos.
Quais os elementos químicos que fazem a contração do miocárdio?
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
Como é composto o miocárdio?
O miocárdio é um músculo cardíaco, isto é, a própria parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa epicárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.
Como funciona o miocárdio?
Assim, o miocárdio necessita de um contínuo fornecimento de oxigênio e nutrientes para o seu funcionamento. As artérias coronárias são as responsáveis pelo suprimento de sangue ao miocárdio. O infarto do miocárdio ou ataque cardíaco corresponde a falta de oxigênio e nutrientes no músculo cardíaco.
Quem é responsável pelo infarto do miocárdio?
As artérias coronárias são as responsáveis pelo suprimento de sangue ao miocárdio. O infarto do miocárdio ou ataque cardíaco corresponde a falta de oxigênio e nutrientes no músculo cardíaco. Sem o oxigênio, falta energia para as células realizarem as suas atividades e consequentemente diminui a capacidade de contração do tecido muscular.
Como funciona o músculo cardíaco?
Da mesma forma que o músculo esquelético, o músculo cardíaco é estriado e contém retículos sarcoplasmáticos e miofibrilas com actina e miosina. Entretanto, algumas estruturas divergem nesses tipos musculares. As células musculares cardíacas são mais curtas e de menor diâmetro, e se fundem umas as outras na forma de um sincício.
Quais são as consequências da miocardite?
As principais consequências da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas. Outras formas de inflamação/infecção do coração são a endocardite e a pericardite, assuntos abordados em artigos específicos, que podem ser acessados nos links abaixo: