Quais são as causas da pericardite?

Índice

Quais são as causas da pericardite?

Quais são as causas da pericardite?

Pericardite é a inflamação do pericárdio, uma membrana ou espécie de saco que envolve e protege o coração. Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.

Como é a dor da pericardite?

A dor típica da pericardite é em pontada paraesternal e que piora com as ventilações realizadas, simulando uma dor pleurítica, e que pode irradiar para a borda do trapézio. Ela ainda melhora com a posição sentada ou inclinada para frente (posição da prece maometana) e piora com o decúbito horizontal.

Quando ocorre a pericardite?

A pericardite acontece quando há uma inflamação do pericárdio. Ela se dá em duas formas: aguda e crônica.

Quanto tempo dura pericardite?

A doença. Pericardite é um processo inflamatório que afeta a membrana que recobre e protege o coração. A doença pode ser aguda ou crônica. A forma aguda, em geral, é de instalação súbita e se estende por volta de uma a três semanas.

Como evitar a pericardite?

Anti-inflamatórios não hormonais (AINH), como o Ibuprofeno; Colchicina: que pode ser tomada isolada ou associada ao AINH, dependendo da recomendação médica; Corticoides: que são normalmente indicados nos casos de doenças do tecido conjuntivo, pericardite urêmica, e nos casos que não responderam à Colchicina ou AINH.

Quanto tempo dura a dor de pericardite?

Quando a pericardite surge de forma repentina, é conhecida como pericardite aguda e, normalmente, o seu tratamento é rápido, sendo que o paciente recupera em cerca de 2 semanas. Porém, existem casos, em que a pericardite se vai desenvolvendo ao longo de vários meses, possuindo um tratamento mais demorado.

Quais os sintomas do derrame Pericárdico?

Em casos moderados relacionados a pericardites, o derrame pericárdico pode provocar: falta de ar ou dificuldade para respirar, principalmente quando deitado; dor no peito, geralmente atrás do esterno ou no lado esquerdo do peito; sensação de plenitude do peito; inchaço nas pernas ou abdômen.

Qual é a membrana que reveste o coração?

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

O que causa água em volta do coração?

Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.

Quando surge a pericardite?

Quando a pericardite surge de forma repentina, é conhecida como pericardite aguda e, normalmente, o seu tratamento é rápido, sendo que o paciente recupera em cerca de 2 semanas. Porém, existem casos, em que a pericardite se vai desenvolvendo ao longo de vários meses, possuindo um tratamento mais demorado.

Como Prevenir a pericardite?

Isso significa, portanto, que menos sangue sai do coração para o restante do corpo, o que provoca uma queda drástica na pressão sanguínea. O tamponamento cardíaco pode ser fatal se não for tratado rapidamente. Não existem formas conhecidas de se prevenir pericardite.

Quais são os tipos de pericardite?

Porém, existem casos, em que a pericardite se vai desenvolvendo ao longo de vários meses, possuindo um tratamento mais demorado. Saiba mais sobre outros tipos de pericardite: Pericardite crônica e Pericardite constritiva.

Como se trata a pericardite constritiva?

Esta condição é chamada de pericardite constritiva e, muitas vezes, leva a um inchaço grave das pernas e do abdômen, além da falta de ar e dificuldade para respirar. Quando muito líquido se acumula no pericárdio, uma condição perigosa chamada tamponamento cardíaco pode se desenvolver.

Postagens relacionadas: